A Associação de Estudantes do IADE é o órgão académico que representa todos os estudantes da instituição, tendo como maior objetivo melhorar a experiência académica. Somos uma equipa de 33 elementos e representamos o IADE e o corpo estudantil, tanto dentro da faculdade como a nível nacional. Além disso, estabelecemos a ponte entre estudantes e a direção do IADE.
Agimos de acordo com o estímulo que recebemos tentando sempre alargar as ferramentas dentro das áreas criativas (como o design, fotografia, marketing, animação, games, entre outros) contribuindo sempre para o melhor proveito académico no rumo recreativo, cultural, desportivo e pedagógico. A Associação de Estudantes procura proporcionar momentos e experiências académicas aos estudantes como torneios desportivos, festas temáticas e um baile de finalistas.
A Associação de Estudantes divide-se em vários departamentos, como o departamento Cultural, Desportivo, Pedagógico, Recreativo, de Comunicação, de Apoio às Comissões e de Relações Públicas.
Os vogais de cada departamento, comprometem-se a garantir o bom funcionamento e desempenho das suas áreas de atuação, valorizando sempre o trabalho com as suas equipas correspondentes, com o objetivo de proporcionar o melhor que estiver ao seu alcance.
Tentaremos sempre dar respostas a todas as necessidades de qualquer curso da instituição com o objetivo de promover o melhor aproveitamento académico possível.
A Associação de Estudantes do IADE, compromete-se a representar o corpo estudantil e a instituição tanto dentro da faculdade como em qualquer outro contexto, tendo sempre em mente o lema que acompanha toda a história da nossa associação “IADE SER, IADE SEMPRE”.
A Associação de Estudantes do IADE foi fundada em 1995 como resultado da crescente necessidade de alguns alunos em exigirem melhores condições e de se fazerem ouvir dentro da Universidade. Nessa altura na Rua do Alecrim, Palácio Quintela, existia um grupo “Não Oficial” que fazia o seu papel na representatividade dos seus pares de forma informal, alunos estes que estiveram por detrás da organização e entrada do IADE no mundo do Associativismo.
Em 1995 o IADE, presidido então pelo Dr. António Ferro, resistia à formação de uma Associação de Estudantes, mas a vontade dos alunos falou mais alto e o grupo liderado por Bruno Pereira, Rui Bravo Proença e Nuno Gomes constituiu assim a primeira Associação, abrindo nesse mesmo ano o período eleitoral para o qual se iriam candidatar como uma lista independente (apartidária), em oposição à sua concorrência que se ligava às juventudes partidárias.
Essa lista, que viria a ganhar as eleições e formar oficialmente a primeira Direção da Associação de Estudantes do IADE, tinha Bruno Pereira como Presidente e era constituída pelos seguintes estudantes: Rui Bravo Proença, Nuno Gomes, Ricardo Santos, Rui Barbosa, Francisco Galamba, Nair Valente, Luisa Lente e Miguel Gusmão.
Um dos primeiros atos oficiais da recém-fundada Associação de Estudantes do IADE seria a implementação oficial do Traje Académico do IADE (inspirado pelos atos de Luís Mileu, entre outros colegas, em 1992), após uma Reunião Geral de Alunos, onde o referendo académico relativamente à vestimenta oficial do estudante do IADE foi votado e aprovado.
Com o passar dos anos a Associação de Estudantes do IADE viria a viver grandes momentos, ter grandes Presidentes e Direções: Sara Gonçalves (1997-1999), Rodrigo Saraiva (1999-2001) que mais tarde presidiria também a Associação Académica de Lisboa, Vasco Ribas (2001-2002), Ricardo Ribeiro (2003-2004), Rui Beirão (2004-2005), Vanessa Ferreira (2005-2006), Maria Soares (2006-2007), Vanda Martins (2007-2008), Helena Rosa (2008-2009), Inês Ribeiro (2009-2010), João Pereira (2010-2012), José D’Orey (2012-2013), Marco Barata (2013-2014), Simão Guerreiro (2014-2015), João Ferreira (2015-2016), João Tito Gouveia (2016-2017), Miguel Neves (2017-2018), Manuel Cabaço (2018-2021), David Nunes (2021-2022), até à presente data, Maria Monteiro, que tomou posse em abril de 2022.
Em 2015, durante o mandato de Simão Guerreiro, no ano em que a Associação de Estudantes do IADE celebrou 20 anos de existência, foi levado a cabo um rebranding da Associação de Estudantes, de modo a assinalar a data e a rejuvenescer a imagem da marca. Este trabalho foi elaborado pelo então Vice-Presidente da Associação de Estudantes, João Tito Gouveia, com o auxílio e expertise do Professor Doutor Fernando Oliveira.
Com o passar dos anos também a instituição cresceu, fazendo agora parte do grupo da Universidade Europeia, adicionando um número significativo de áreas de estudo, chegando, até à data, a contar com mais de 2700 alunos - maior número registado.
Em 2019 foi o ano em que a instituição celebrou 50 anos desde a sua fundação, sendo homenageados todos os que, até à data, colaboraram e pertenceram ao IADE-UE, numa cerimónia no Palácio Chiado (antiga sede do IADE).
Com esta breve explicação do que fomos, gostávamos muito que se soubesse o que somos, e que testemunhassem o que viremos ser.