A "máquina" da inovação
Está a chegar o dia em que vamos escolher os mesmos para governar o país
Está a chegar o dia em que vamos escolher os mesmos para governar o país. E quando digo os mesmos não digo o PS ou o PSD, digo os mesmos! Esses mesmos, os do costume, pouco importa a cor e o nome.
Decidi ler a fundo o "Programa 2030" que o governo propõe para inovação e desenvolvimento do nosso país. O programa tem oito vetores dos quais destaco o que me parece ser o mais relevante, aquele que diz que o governo vai "assegurar as condições de competitividade empresarial e o desenvolvimento da base científica e tecnológica nacional para uma estratégia sustentada na inovação".
Isto começa mal... contei por 69 vezes a palavra inovação e apenas uma a palavra design. O que se lê nas entrelinhas é que o país não precisa de design. Mas precisa de inovação? Inovação sem design? Inovação sem criar coisas novas? É possível? Ou será que poucos saberão o que verdadeiramente significa inovação?
Excerto do artigo de opinião de Carlos Rosa, Designer e diretor do IADE - Faculdade de Design, Tecnologia e Comunicação da Universidade Europeia, para o Diário de Notícias.
Veja o artigo completo aqui.