Principais aplicações da Inteligência Artificial

21 outubro 2024

A inteligência artificial (IA) examina estruturas complexas para simplificar atividades, afetando a nossa forma de viver, interagir e trabalhar. Nos últimos tempos, a capacidade da IA para impulsionar o espírito empreendedor tem sido imensa.

A proliferação de ferramentas de IA de custo acessível e até gratuitas favorece a criação e otimização de atividades operacionais tediosas. Tudo isso pode potenciar o surgimento de novos negócios.

Por isso, cada vez mais pessoas se interessam em seguir estudos relacionados com a IA, como a Pós-Graduação Online em Inteligência Artificial e Machine Learning, Pós-Graduação Online em Inteligência Artificial para o Design ou o Master in Creative Computing and Artificial Intelligence. Convidamos-te a ler este artigo para conhecer as aplicações da Inteligência artificial no mundo.

Como aplicar a IA a um negócio

Algumas das aplicações da IA úteis para um negócio incluem:

  1. Automatização de tarefas: a inteligência artificial tem a capacidade de automatizar tarefas monótonas e repetitivas, como a entrada de dados e a gestão de inventários. O seu uso permite que os empresários possam dedicar a sua atenção a atividades mais significativas.
  2. Análise de dados: graças à IA, é possível examinar uma elevada quantidade de dados em tempo real, permitindo que os empresários reconheçam tendências e padrões no comportamento dos clientes e no mercado. Isto pode ajudá-los a tomar decisões fundamentadas em relação à sua empresa e aos seus produtos.
  3. Desenvolvimento de produtos: a inteligência artificial tem o potencial de detetar novas oportunidades no mercado e antecipar as necessidades dos consumidores. Assim, apoia os empresários na criação de produtos inovadores e eficazes.
  4. Experiência do cliente: para alcançar a máxima satisfação do cliente, a IA oferece um serviço personalizado. O melhor exemplo disso são os chatbots.
  5. Melhoria da eficiência: outra das aplicações mais conhecidas da IA é a sua capacidade de ajudar os empresários a aumentar a eficácia das suas atividades. Estas abrangem desde a manufatura dos produtos até à sua distribuição e logística. A implementação de IA na otimização da cadeia de fornecimento pode reduzir custos e acelerar a velocidade desses processos.

Aplicações de Inteligência Artificial mais utilizadas no trabalho

  • Chat-GPT: a ferramenta do momento, que tem gerado mais controvérsia. O Chat-GPT é um sistema de chat baseado em linguagem de IA desenvolvido pela empresa OpenAI. Esta ferramenta possui mais de 175 milhões de parâmetros e foi construída utilizando grandes volumes de texto para realizar diversas funções linguísticas, desde tradução até produção de conteúdo escrito de forma natural com informação precisa.
  • Peppertype: o Peppertype automatiza o processo de geração de conteúdo e conceitos. É capaz de empregar técnicas avançadas para analisar as operações comerciais, compreender a identidade de uma marca e o seu público-alvo. O seu objetivo é criar material original e personalizado. É uma grande ajuda para elaborar textos publicitários ou descrições de produtos para websites.
  • Timely: o Timely é uma aplicação totalmente automatizada e baseada na nuvem que se encarrega de monitorizar o tempo. Está especialmente desenhada para trabalhadores independentes ou empresas, facilitando o planeamento de atividades, controlo de despesas, registo automatizado de reuniões, elaboração de relatórios e alertas automáticos.

Vantagens de trabalhar com inteligência artificial

A inteligência artificial tem ganho relevância na maioria das indústrias que nos rodeiam. Não é surpreendente ouvir falar de inteligência artificial no marketing, inteligência artificial nos videojogos ou até mesmo inteligência artificial na enfermagem. No entanto, sabe quais são as suas vantagens? Apresentamos algumas delas a seguir:

  • Melhora a tomada de decisões: a sua capacidade de analisar grandes quantidades de dados com precisão reduz os erros e agiliza a tomada de decisões.
  • Melhora a experiência do cliente: graças a um serviço personalizado e mais rápido.
  • Aumenta a produtividade: agiliza processos e tarefas mecânicas, permitindo que os trabalhadores melhorem a sua produtividade.
  • Previne fraudes e melhora a segurança: reconhece padrões de comportamento suspeitos, sinalizando assim debilidades no sistema.
  • Reduz custos: a sua habilidade para automatizar procedimentos e analisar dados permite reduzir despesas desnecessárias. 

Se estás interessado em aprender sobre Inteligência Artificial e explorar o cruzamento entre tecnologia, arte e design, consulta estes três cursos do IADE:  



O que é uma API e qual o seu impacto no mundo digital?
30 setembro 2024
Ler mais
O que é a Arte Digital?
17 setembro 2024
Ler mais

Share