O consumidor do futuro desejará conhecer o rosto de quem está por detrás dos produtos #FicaEmCasa

Em tempos de crise, o consumidor pode, em geral, adotar comportamentos mais conscienciosos, mais prudentes, mais racionais
  • Blog
  • O consumidor do futuro desejará conhecer o rosto de quem está por detrás dos produtos #FicaEmCasa

O consumidor do futuro desejará conhecer o rosto de quem está por detrás dos produtos #FicaEmCasa

7 maio 2020

Em tempos de crise, o consumidor pode, em geral, adotar comportamentos mais conscienciosos, mais prudentes, mais racionais

Em tempos de crise, o consumidor pode, em geral, adotar comportamentos mais conscienciosos, mais prudentes, mais racionais. 

consumo

A compra joga-se em contextos emocionais, de grande envolvimento, de experiências, de compromisso. Levanta-se a necessidade de maiores níveis de transparência que façam credibilizar as mensagens comunicacionais das marcas.

O consumidor do futuro desejará conhecer o rosto de quem está por detrás dos produtos. Quererá ter contacto com a realidade tal e qual ela é. Deseja ter motivos reais de confiança nas marcas.

A consciência do consumidor vai ainda mais longe em tempos de crise. Consegue por via dos seus atos de compra, pressionar determinados negócios emergentes a demonstrarem o seu real valor de adaptação e de ciclos de resposta, como por exemplo as culturas de hortas em casa e as entregas ao domicílio por parte de associação comercial entre pequenos produtores.

As cadeias de valor deverão ser trabalhadas num sentido estratégico integrado, sincronizado e colaborativo, não somente com os agentes de caráter económico, mas também, institucional, representativo e até público.

Resumo do artigo escrito pelo Prof. Rui Rosa Dias. O artigo completo encontra-se disponível para leitura aqui

Rui Rosa Dias
Professor do IPAM

Senhora na frente de um ecrã
Quais são as áreas do Design Gráfico? Guia explicativo
24 fevereiro 2025
Ler mais
Estrutura de uma entrevista
Estrutura de uma entrevista: Do planeamento à execução
17 fevereiro 2025
Ler mais

Share