Facebook pisa território da Amazon. Vem aí um duelo no e-commerce
Filipe Carrera, coordenador da pós-graduação em marketing digital do IPAM, não acredita que o Facebook Shops se revele um game changer no imediato
Filipe Carrera, coordenador da pós-graduação em marketing digital do IPAM, não acredita que o Facebook Shops se revele um game changer no imediato. O professor argumenta que a novidade do Facebook é “o revamp [renovação] de um produto já existente há vários anos”, referindo-se ao Facebook Marketplace, uma área de classificados na rede social que emula o que faz, por exemplo, o OLX.
“É um produto que já existia há muito tempo”, mas “não havia massa crítica”, reconhece. A nova área de lojas no Facebook “vai funcionar mais como uma montra” e deve agora atrair mais comerciantes, independentemente de já estarem ou não presentes na plataforma concorrente, da Amazon. “O comerciante tem de estar onde estão os consumidores. Se há consumidores na Amazon, tem de estar na Amazon. Se há no Facebook, tem de estar no Facebook”. Lembra que, por exemplo, no setor hoteleiro, os estabelecimentos estão presentes em diversas plataformas de booking.
Contas feitas, para o especialista, o Facebook Shops beneficia as PME por ser uma “solução chave na mão”. A palavra-chave é “conveniência”, assim como a possibilidade de aceder a um público e a um tipo de funcionalidade que, vulgarmente, apenas está ao alcance de grandes grupos.
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Filipe Carrera
Coordenador da Pós-graduação em Marketing Digital do IPAM e do Programa Avançado Online em e-Commerce