Inteligência Artificial: o que aí vem! Ou será, que já chegou?
A utilização crescente de algoritmos de Inteligência Artificial nos processos que cruzam o nosso quotidiano é visível
A utilização crescente de algoritmos de Inteligência Artificial nos processos que cruzam o nosso quotidiano é visível. Está aí. Muitos de nós não queremos é vê-la. Os mundos da criatividade, do direito ou da medicina, deixando a provocação apenas nestes três campos, ainda nem se aperceberam do que aí vem. Ou do que já chegou!
No campo do design então, os métodos de criação ganham um potencial avassalador!
A Inteligência Artificial quando explicada em formato reduzido e simplista, leva-nos a acreditar que vai roubar o emprego a muita gente. Leva-nos a acreditar seremos desafiados e conquistados por robots! Se apontarmos esta equação ao mundo do design, onde opera quem tem a responsabilidade de moldar os hábitos e as crenças do quotidiano, imaginem as potencialidades (ou não, na cabeça de muitos), as capacidades e limites na utilização de um algoritmo na criação de um objecto visual ou tridimensional. Imaginem o impacto no mundo da criatividade, para não falar no mundo da economia...
Excerto do artigo de opinião de Carlos Rosa, diretor do IADE - Faculdade de Design, Tecnologia e Comunicação da Universidade Europeia, para o Diário de Notícias. O artigo completo pode ser consultado aqui .