Métricas de redes sociais: Quais são as principais?
Cada vez mais pessoas utilizam as redes sociais para se informarem, interagir com as marcas e procurar opiniões antes de tomar decisões de compra. Como resultado, estas plataformas tornaram-se canais de comunicação essenciais para qualquer marca que queira crescer e destacar-se, graças ao seu alcance massivo e capacidade de segmentação do público-alvo.
Para tirar o máximo partido destas ferramentas é fundamental integrá-las adequadamente no plano de marketing, acompanhar as métricas certas e definir KPIs (indicadores-chave de desempenho) desde o início da estratégia.
Se queres dominar as métricas de redes sociais, o IADE tem formações que te ajudam a especializar-te e a tornar-te um verdadeiro especialista em redes sociais.
Os principais indicadores de redes sociais
Um KPI é uma métrica que mede o desempenho de variáveis valiosas, nomeadamente os objetivos definidos ao longo do tempo, ajudando a perceber se a estratégia funciona. Aqui estão alguns dos indicadores mais relevantes:
- Número de seguidores: reflete o crescimento da comunidade em torno da marca e ajuda a compreender o impacto de determinadas campanhas publicitárias ou publicações.
- Alcance: refere-se ao número de pessoas únicas expostas a um conteúdo publicado, indicando a sua propagação nas redes sociais.
- Impressões: esta métrica contabiliza as diferentes ocasiões em que um mesmo utilizador visualizou o conteúdo, embora isso não implique necessariamente uma interação.
- Envolvimento: este indicador refere-se ao número de interações que um conteúdo recebe, desde os gostos e partilhas até aos comentários, permitindo perceber se foi interessante para os seguidores.
- Taxa de conversões: revela o número de utilizadores que realizam a ação desejada, seja preencher um formulário, contactar a marca ou realizar uma compra. Possibilita analisar o desempenho de cada publicação numa campanha e determinar o seu impacto com o público-alvo.
- Taxa de abandono: expressa a percentagem de utilizadores que acederam à publicação através da rede social, mas abandonaram a página sem realizar a ação desejada. Este dado é muito valioso para medir a qualidade do tráfego das diferentes redes sociais e determinar o ROI relativamente a outras fontes de tráfego, como as provenientes dos motores de busca.
Ferramentas de gestão de redes sociais
As ferramentas de social media permitem criar relatórios de desempenho para compreender quais estratégias funcionam melhor e quais devem ser ajustadas. Todas as redes sociais possuem ferramentas de análise nativas, como Facebook Analytics, Instagram Insights, X Analytics ou LinkedIn Analytics.
No entanto, se gerires perfis de diferentes contas ou pretenderes agrupar os dados numa única ferramenta, existem outras opções de análise de métricas em redes sociais que oferecem uma visão mais completa do trabalho nas redes sociais, evitando a necessidade de verificar cada plataforma individualmente.
Hootsuite
Com esta ferramenta de métricas de redes sociais terás acesso aos dados mais relevantes num único local, incluindo alcance, número de cliques, taxa de interação e visualizações.
Podes também aceder as métricas do perfil como o número de visitas, reações e crescimento de seguidores e analisar menções à marca, além de sugerir os melhores horários para publicações, garantindo que os conteúdos tenham o maior alcance orgânico possível.
Talkwalker
Monitoriza conversas em mais de 150 mil milhões de fontes e avalia o sentimento e as emoções do público relativamente à marca. Também envia alertas críticos para permitir a intervenção e evitar crises de reputação, além de identificar tendências emergentes, permitindo antecipar-se à concorrência. Indica Igualmente o momento mais oportuno para interagir com os seguidores e alcançar a máxima visibilidade.
Metricool
Acompanha o crescimento da comunidade para compreender a evolução do perfil da marca e avalia o desempenho dos conteúdos em cada rede social, tanto globalmente como individualmente. Também analisa as estratégias da concorrência e permite avaliar a eficácia dos anúncios no Facebook Ads e TikTok Ads.
Torna-te especialista em redes sociais
Para perceberes a importância das redes sociais, um estudo da DataReportal, informa que Portugal tem 7,49 mil milhões de utilizadores de redes sociais em janeiro de 2025, equivalendo a 71,9% da população total. Isto mostra a importância de especialistas aprofundarem ainda mais os seus conhecimentos sobre métricas de redes sociais.
No IADE temos a Pós-Graduação em Social Media e Content Marketing, disponível também 100% online, desenhada para dar resposta a todos os que procuram conhecimento prático, com embasamento teórico dos social media e do marketing de conteúdo. Tens também a Pós-Graduação em Marketing e Estratégias Criativas, formação específica em funções com atuação nas áreas de marketing.