O algoritmo do olhar

O conflito entre o ser humano e as máquinas no cinema remonta há quase cem anos
  • Blog
  • O algoritmo do olhar

O algoritmo do olhar

28 julho 2021

O conflito entre o ser humano e as máquinas no cinema remonta há quase cem anos

O conflito entre o ser humano e as máquinas no cinema remonta há quase cem anos. Metropolis (1927), de Fritz Lang, aborda essa temática e é capaz de ser o filme de sci-fi mais influente de sempre.

Arrisco a dizer que Metropolis será talvez o ponto de partida para as distopias adivinhatórias, que se materializam primeiro na literatura e no cinema. Será talvez também o ponto de partida para a convenção de um algoritmo social e moral, que ganha relevância em filmes como Blade Runner (1982 e 2017), A.I. (2001), Os Substitutos (2009) e Her (2013).

Excerto do artigo de opinião de Carlos Rosa, Designer e diretor do IADE - Faculdade de Design, Tecnologia e Comunicação da Universidade Europeia, para o Diário de Noticias. O artigo completo está disponível aqui.

Estrutura de uma entrevista
Estrutura de uma entrevista: Do planeamento à execução
17 fevereiro 2025
Ler mais
Duas pessoas sentadas a usar o portátil, sendo uma delas a apontar para o ecrã com um lápis
AI vs Machine Learning​: Em que área te deves especializar?
10 fevereiro 2025
Ler mais

Share