O algoritmo do olhar

O conflito entre o ser humano e as máquinas no cinema remonta há quase cem anos
  • Blog
  • O algoritmo do olhar

O algoritmo do olhar

28 julho 2021

O conflito entre o ser humano e as máquinas no cinema remonta há quase cem anos

O conflito entre o ser humano e as máquinas no cinema remonta há quase cem anos. Metropolis (1927), de Fritz Lang, aborda essa temática e é capaz de ser o filme de sci-fi mais influente de sempre.

Arrisco a dizer que Metropolis será talvez o ponto de partida para as distopias adivinhatórias, que se materializam primeiro na literatura e no cinema. Será talvez também o ponto de partida para a convenção de um algoritmo social e moral, que ganha relevância em filmes como Blade Runner (1982 e 2017), A.I. (_2001), _Os Substitutos (2009) e Her (2013).

Excerto do artigo de opinião de Carlos Rosa, Designer e diretor do IADE - Faculdade de Design, Tecnologia e Comunicação da Universidade Europeia, para o Diário de Noticias. O artigo completo está disponível aqui.

A Voz dos Estudantes: Um Diálogo com a Provedora Sara Rodrigues de Sousa
10 dezembro 2024
Ler mais
Como as ferramentas de IA estão a mudar o design do futuro
25 novembro 2024
Ler mais

Share