Meios de Comunicação Digital: A nova era da comunicação global
9 maio 2025
Ler maisÍndice de conteúdos
Os termos Branding e Marketing são frequentemente confundidos, mas têm propósitos e abordagens distintos. Neste artigo vais perceber o que é o branding, como criar uma estratégia de branding, conhecer exemplos reais e a diferença entre branding e marketing.
Se te interessas por esta área explora a Pós-Graduação em Branding, também disponível no regime online, onde vais ganhar competências aplicadas na criação, ativação e gestão de marcas.
Também pode dar uma vista de olhos na Licenciatura em Marketing e Publicidade que equilibra a parte estratégica e a parte criativa do marketing.
O branding é a gestão estratégica da marca. Envolve um conjunto de ações que definem os valores, o posicionamento e os objetivos da empresa, tornando a marca mais visível e atrativa para o público mediante planos estratégicos como identidade visual, storytelling e posicionamento de mercado.
O objetivo principal? Criar ligações emocionais com os consumidores para influenciar as suas decisões de compra.
Para construir uma marca forte, segue estas dicas:
Um exemplo de branding de sucesso é a Coca-Cola, que mantém a identidade visual há mais de um século e associa-se a conceitos como felicidade e comemoração. Campanhas como “abre a felicidade” reforçam essa ligação emocional com os consumidores.
Se intencionas que a marca se destaque, precisas de uma análise do mercado, do consumidor e de uma estratégia bem definida. Aqui estão os passos essenciais:
Embora sejam conceitos complementares, branding e marketing têm funções diferentes.
O principal objetivo do branding é expandir a marca no mercado ou segmento previsto, posicionando-a na intenção de compra do público-alvo. Assim, o primeiro passo é criar um plano de marketing que defina um conjunto de ações para que tanto os consumidores como os não consumidores conheçam a marca.
Para tal, é necessário considerar a identidade da marca e o design, além dos canais que serão usados para promovê-la. A gestão estratégica de marcas passa pelos seguintes passos:
Estes exemplos mostram como uma estratégia de branding bem definida pode levar ao sucesso de uma marca no mercado.
A Nike construiu uma marca forte através do slogan “Just Do It” e de parcerias com atletas. Esta estratégia reforça a imagem da marca como sinónimo de desempenho e inovação no mundo do desporto.
A Apple é conhecida pelo seu design minimalista e pela criação de uma experiência do utilizador única. A consistência na comunicação e a inovação constante posicionaram a Apple como uma das marcas mais valiosas do mundo.
A Red Bull diferenciou-se no mercado de bebidas energéticas ao associar a marca a desportos radicais e eventos extremos. Esta estratégia de branding criou uma identidade forte e um público fiel.
A Amazon construiu a sua marca com foco na conveniência do comprador, tendo diversos produtos e um serviço de entrega eficiente. Esta abordagem centrada no cliente consolidou a sua posição como líder no comércio eletrónico.
Se queres levar a tua carreira para o próximo nível, considera os cursos do IADE. Explora também outros cursos na área de Marketing e Comunicação e encontra a formação que mais te interessa.