O que é Design de Comunicação e Publicidade?

16 julho 2024

Índice de Conteúdos

  1. Objetivos do design de comunicação e publicidade
  2. Características do design de publicidade
  3. Tipos de design gráfico na publicidade
  4. Influência do design gráfico na publicidade
  5. Qual é a importância da publicidade no design gráfico 

O design de comunicação na publicidade está cada vez mais presente em diferentes meios e plataformas: televisão, rádio, redes sociais, websites, anúncios em plataformas de streaming ou cartazes exteriores, entre muitas outras opções. Os consumidores são cada vez mais exigentes, pelo que o principal objetivo das diferentes marcas é a conexão com os seus clientes.

Se estás interessado no campo criativo do design de comunicação, com o Mestrado em Design e Publicidade ou com a Pós-Graduação em Creative Advertising, conseguirás responder aos desafios deste setor e descobrir o que é o design de comunicação e o seu impacto na publicidade.

Objetivos do design de comunicação e publicidade

A publicidade é uma ferramenta utilizada desde a invenção da imprensa. À medida que novas tecnologias foram desenvolvidas, esta também evoluiu.

O design gráfico publicitário é uma das ramificações do design gráfico e partilha o objetivo da publicidade: divulgar uma marca para estimular o seu consumo. Isto é feito ao fomentar a associação de bons valores com a marca, fidelizar os clientes, aumentar a notoriedade da marca, etc.

Através de imagens, vídeos e sons, o design publicitário procura persuadir o público a realizar uma ação específica.

Características do design de publicidade

O design de publicidade tem várias características fundamentais que ajudam a comunicar uma mensagem de forma eficaz a um público determinado. Algumas das características mais comuns são:

  • Criatividade:

    o produto concebido deve ser criativo e inovador para captar a atenção do público e destacar-se entre a concorrência.

  • Clareza:

    o design deve ser claro e fácil de entender, para que o público possa compreender rapidamente a mensagem.

  • Consistência:

    o design deve ser coerente em todo o material publicitário, incluindo o uso de cores, tipografia, imagens e outros elementos visuais. Isto provoca a repetição da marca no consumidor.

  • Simplicidade:

    o produto criado deve ser simples e evitar o excesso de informação ou elementos visuais que possam distrair o público.

  • Identidade visual:

    a identidade da marca deve estar refletida, utilizando elementos como logótipos, cores corporativas e outros elementos de design.

  • Chamada à ação:

    incluir uma chamada à ação é recomendável para que o público saiba o que se espera dele após ver o anúncio.

  • Adaptabilidade: 

    o design deve ser adaptável a diferentes formatos e meios, como publicidade impressa, digital ou audiovisual.

Existem muitas ferramentas de design gráfico em publicidade que permitem exercer essa persuasão sobre o consumidor. Dependendo da tipografia do produto, estas características serão combinadas de uma forma ou de outra.

Tipos de design gráfico na publicidade 

Cada formato de produto publicitário apela às necessidades de um público determinado. Normalmente, as campanhas publicitárias combinam diferentes tipos de design para aumentar o seu alcance.

Os tipos de design gráfico na publicidade mais comummente utilizados incluem:

  • Design gráfico impresso: 

    abrange qualquer material publicitário que seja impresso: anúncios em revistas, jornais, folhetos, flyers de publicidade, cartazes, etc.

  • Design gráfico digital:

    inclui qualquer produto concebido para ser visto online, como anúncios de banner, publicações em redes sociais, email marketing, etc.

  • Design de identidade corporativa:

    refere-se ao design do logótipo, cartões de visita e outros elementos que representam a marca.

  • Design de embalagens e etiquetas:

    é utilizado para conceber as embalagens e etiquetas de produtos que se vendem em lojas ou online.

  • Design de sinalização:

    é utilizado para criar sinalização e cartazes para eventos e locais públicos.

  • Design de gráficos em movimento (motion graphics):

    é utilizado para criar anúncios de televisão e vídeos publicitários.

  • Design de experiência de utilizador (UX Design): 

    trata-se de uma tipologia inovadora e é utilizada para criar experiências online que sejam atrativas e fáceis de usar.

Cada tipo de design gráfico tem as suas próprias técnicas e considerações específicas. Ao escolher um ou outro, são considerados os objetivos da campanha publicitária e o público-alvo a que se destina.

Influência do design gráfico na publicidade 

A seguir, indicamos algumas formas em que o design gráfico influencia e afeta a publicidade.

  • Comunicação:

    o design gráfico em publicidade é uma das principais ferramentas para a transmissão de mensagens ao público de forma clara e precisa. Combinam-se elementos como cores e imagens, entre outros, para transmitir uma mensagem de forma eficaz.

  • Diferenciação:

    a importância de se distinguir dos restantes, com a quantidade de publicidade e designs existentes atualmente, é crucial para as empresas. É importante criar um vínculo emocional com o consumidor e fomentar a sua fidelidade.

  • Emoções e influência: 

    os designers de publicidade são capazes de evocar e promover emoções nos clientes através de imagens evocadoras, frases memoráveis ou outros elementos que permitem criar uma conexão.

  • Consistência de marca:

    ajuda na coerência e consistência da marca em todos os pontos online e offline da mesma. Abrange desde o website, passando pelas redes sociais e produtos até à sua embalagem. Manter essa consistência ajuda a que os consumidores tenham uma imagem sólida da empresa.

Qual é a importância da publicidade no design gráfico? 

A publicidade no design gráfico é crucial para comunicar e fazer chegar as mensagens aos utilizadores potenciais e não potenciais. 

Ajuda na geração de oportunidades criativas: a publicidade oferece ao design gráfico oportunidades ilimitadas de criatividade.

Permite conectar emocionalmente com a audiência: a publicidade oferece ao design gráfico a capacidade de criar uma conexão emocional com o cliente, evocando emoções através de imagens, histórias ou textos, entre outros.

O impacto é mensurável: a publicidade tem métricas mensuráveis que permitem avaliar o impacto das ações de design gráfico no sucesso de uma campanha, ajudando a realizar ajustes ou melhorias para o futuro.

O design gráfico na publicidade é uma das possíveis saídas profissionais de Marketing e Publicidade. Se estás interessado no campo do design e em tudo o que está relacionado com este setor, o IADE oferece diferentes cursos de Design e Publicidade, onde podes escolher a opção que mais te agrada, incluindo a Licenciatura em Design, a Licenciatura Online em Design Visual, o Mestrado em Design e Publicidade, o Mestrado em Design e Cultura Visual e a Pós-Graduação em Creative Advertising.


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