O que faz um diretor criativo e quais são as suas funções?

22 julho 2024

O que faz um diretor criativo e quais são as suas funções?

Num mercado tão competitivo, a criatividade é fundamental para ajudar as marcas a destacarem-se e a serem mais memoráveis. Nesse sentido, a figura do diretor criativo torna-se cada vez mais comum em todo o tipo de empresas, desde grandes produtoras até empresas de moda, banca e agências de marketing e publicidade. Na verdade, trata-se de uma das saídas profissionais mais interessantes da Licenciatura em Design ou do Mestrado em Design e Publicidade.

O diretor criativo é responsável por pensar, conceptualizar e materializar visualmente as ideias, seja uma coleção de moda, uma campanha publicitária, uma longa-metragem ou até um videojogo, coordenando também as equipas de trabalho para dar forma ao projeto e garantir que este seja bem-sucedido.

No campo do marketing e da publicidade, o diretor criativo lidera o processo de design, comunicação e lançamento de produtos, serviços e/ou marcas. Define a estratégia de marketing, publicidade, comunicação e vendas das empresas, pelo que deve ser capaz de captar tanto as necessidades e exigências do público como a essência da marca e os seus valores para dar vida a campanhas originais.


O papel do diretor criativo: o que faz no seu dia-a-dia?


Identificar as novas tendências do mercado

Uma das principais funções do diretor criativo consiste em captar as necessidades, expectativas, desejos e problemas do público e de cada cliente. Este profissional deve ter uma sensibilidade particular para detetar e identificar as novas tendências da indústria ou até mesmo antecipar-se e apresentar os produtos ou serviços da forma mais atrativa possível.

Na verdade, parte do seu trabalho consiste em monitorizar os movimentos do mercado, conhecer o perfil psicológico do público-alvo e determinar o estilo gráfico e/ou o tom de voz mais adequados para se conectar com o target.

Desenvolver a estratégia criativa da empresa

O diretor criativo tem a responsabilidade de definir as diretrizes que orientam o trabalho da equipa de marketing e publicidade numa empresa. Com base no seu conhecimento do mercado e das novas tendências, gera ideias originais e inovadoras para apresentar os produtos e serviços ao público.

Decide como serão lançados os produtos e serviços, delineando a linha de trabalho a seguir nas campanhas publicitárias e de marketing. No entanto, também se assegura de manter a coerência da marca nos diferentes projetos e através dos canais de comunicação, preservando uma identidade visual que o público possa reconhecer facilmente.

Coordenar a equipa criativa da empresa

O diretor criativo não só determina o caminho a seguir, definindo os objetivos e linhas de trabalho, como também supervisiona a implementação das campanhas e acompanha as ações publicitárias, de marketing e/ou comunicação. É responsável por rever o conteúdo e as apresentações, bem como por aprovar ou rejeitar ideias e fornecer feedback à sua equipa.

Isso significa que a função do diretor criativo também tem uma vertente muito organizacional, pois deve liderar a equipa, atribuir as diferentes tarefas, motivá-la para aproveitar o seu potencial e ouvir as suas propostas para enriquecer o projeto original. Além disso, deve gerir os prazos para cumprir as datas de entrega e respeitar o orçamento. Por conseguinte, este profissional não só deve ser criativo e original, como também organizado e meticuloso. 

Relacionar-se com os clientes e a administração

O diretor criativo é a o ponto de ligação entre os clientes, a administração e a equipa de trabalho. Reúne-se com os clientes para conhecer as suas necessidades e expectativas, além de lhes apresentar o projeto e tomar nota das alterações necessárias para transmiti-las à equipa de designers ou de marketing e publicidade. Também participa nas reuniões com os outros departamentos da empresa e informa a administração sobre o status dos projetos e/ou dos problemas que possam surgir.

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