2021: Odisseia no Ensino
Vinte anos após a viragem de século assistimos a um verdadeiro “reset” global, com grandes desafios para o ensino e para o mercado de trabalho, que estão ainda longe de terem terminado
Vinte anos após a viragem de século assistimos a um verdadeiro “reset” global, com grandes desafios para o ensino e para o mercado de trabalho, que estão ainda longe de terem terminado. Quase um ano volvido, de trabalho e ensino em formato “à distância emergencial”, o que é que aprendemos com a experiência e o que decidimos fazer com ela?
A tão esperada automatização de cerca de 60% das atividades profissionais, o consequente desaparecimento de postos de trabalho (já esperado) até 2030 (World Economic Forum, Jobs of Tomorrow Mapping Opportunity in the New Economy, 2020), o trabalho remoto, a redução do número de horas de trabalho diário, os novos perfis de contratação e o maior foco em novas competências (powerskills), como criatividade, capacidade de persuasão, espírito colaborativo, adaptabilidade e inteligência emocional, faz cada vez mais sentido.
Excerto do artigo de opinião de Sandra Gomes Rodrigues, Coordenadora Observatório da Fábrica do IADE. O artigo completo está disponível aqui.