2021: Odisseia no Ensino

Vinte anos após a viragem de século assistimos a um verdadeiro “reset” global, com grandes desafios para o ensino e para o mercado de trabalho, que estão ainda longe de terem terminado
  • Blog
  • 2021: Odisseia no Ensino

2021: Odisseia no Ensino

31 março 2021

Vinte anos após a viragem de século assistimos a um verdadeiro “reset” global, com grandes desafios para o ensino e para o mercado de trabalho, que estão ainda longe de terem terminado

Vinte anos após a viragem de século assistimos a um verdadeiro “reset” global, com grandes desafios para o ensino e para o mercado de trabalho, que estão ainda longe de terem terminado. Quase um ano volvido, de trabalho e ensino em formato “à distância emergencial”, o que é que aprendemos com a experiência e o que decidimos fazer com ela?

A tão esperada automatização de cerca de 60% das atividades profissionais, o consequente desaparecimento de postos de trabalho (já esperado) até 2030 (World Economic Forum, Jobs of Tomorrow Mapping Opportunity in the New Economy, 2020), o trabalho remoto, a redução do número de horas de trabalho diário, os novos perfis de contratação e o maior foco em novas competências (powerskills), como criatividade, capacidade de persuasão, espírito colaborativo, adaptabilidade e inteligência emocional, faz cada vez mais sentido.

Excerto do artigo de opinião de Sandra Gomes Rodrigues, Coordenadora Observatório da Fábrica do IADE. O artigo completo está disponível aqui.

A Voz dos Estudantes: Um Diálogo com a Provedora Sara Rodrigues de Sousa
10 dezembro 2024
Ler mais
Como as ferramentas de IA estão a mudar o design do futuro
25 novembro 2024
Ler mais

Share