Corpo docente

Corpo docente

  • Corpo docente
  • Corpo docente

Madalena Miranda

Biografia

Professora Auxiliar no IADE- Faculdade de Design, Tecnologia e Comunicação - Universidade Europeia e investigadora integrada na UNIDCOM onde co-coordena o Madx.Lab. Doutorada em Media Digitais - Criação Audiovisual e Media Interativos pelo programa CoLab da Universidade Nova de Lisboa com a UT Austin – Texas - Radio Television and Film Department. A componente prática da investigação do doutoramento, “Protest Images, Collective Portraits” (2020) inclui um protótipo interativo. Integrou equipas de projectos de investigação como"The Photographic Impulse: Measuring the Colonies and the Colonial Bodies” (PTDC/COM-OUT/29608/2017 ) ou europeu, como “African-European Narratives”.

Inicia a sua formação académica em Ciências da Comunicação com especialização em Cinema e Televisão e a sua atividade profissional na Radio Televisão Portuguesa na série “Crónica do Século”. Realiza a primeira série de documentários sobre intercâmbios europeus para a RTP com apoio da UE. Com a LXFilmes, realiza também os seus primeiros filmes, um documentário e uma curta-metragem de ficção que tiveram apoio do Instituto do Cinema, respetivamente, “Um olho para ver, o outro para sentir” (2001) co-realizado com Rita Forjaz, Miguel Coelho e Susana Marques e a curta-metragem de ficção “Naquele Bairro”(2002).

Faz o primeiro curso de Realização de Documentário com os Ateliers Varan, do Programa de Criatividade e Criação Artística da Fundação Calouste Gulbenkian, onde realiza o documentário “Estrela da Tarde” (2004). De seguida inicia uma colaboração com a Fundação Calouste Gulbenkian tendo realizado dois documentários “Na Pele do Urso” (2005), “Espaço de Ensaio” (2006). Nos anos seguintes, desenvolve o documentário “Livros Viajantes” (2009) com o apoio do ICA, da RTP e da Fundação Calouste Gulbenkian sobre bibliotecas itinerantes em Portugal.

Retoma o percurso académico com um Mestrado em Antropologia no ISCTE- variante Identidades e Multiculturalismo, onde realiza “Diário de Turma” (2009), com apoio da Fundação Gulbenkian e da RTP. Alguns destes filmes foram exibidos e premiados em festivais de cinema, entre eles, Les Écrans Documentaires, IndieLisboa, DocLisboa, Texas Film Festival ou Oberhausen Film Festival. Também esteve na génese e coordenação do PANORAMA - Mostra de Documentário Português entre 2006 e 2013, através da AporDoc - Associação Portuguesa pelo Documentário.