O IADE - Faculdade de Design, Tecnologia e Comunicação, da Universidade Europeia, desenvolveu o projeto “A Fact Checking framework for newsmedia”, uma aplicação que pretende facilitar o trabalho dos jornalistas na identificação do grau de veracidade da informação disponível, mas também do público em geral, de forma a minimizar a proliferação das denominadas fake news (traduzido para português como “notícias falsas”).
Esta iniciativa, que teve como objetivo desenvolver uma aplicação tendo por base tecnologia da Google, resultou da atribuição de uma bolsa por parte da Embaixada dos EUA em Lisboa, na sequência de uma candidatura da Europeia ID, e acontece em parceria com o Diário de Notícias. Esta aplicação não servirá exclusivamente os jornalistas, mas sim qualquer pessoa que queira confirmar a veracidade de alguma informação. Esta ferramenta é, nesse sentido, uma aliada contra o fenómeno crescente das fake news e deep fakes assente na verificação por comparação.
O projeto foi implementado no âmbito do modelo académico da Universidade Europeia, no qual os alunos têm uma aprendizagem experiencial e ativa, através da resolução de problemas em contexto real. Este framework foi desenvolvido pelos estudantes da Licenciatura em Creative Tecnologies, nas unidades curriculares de “Web App Project”, “Databases” e “Web Programming”, com o acompanhamento dos respetivos professores, com a orientação dos Professores Miguel Boavida, coordenador da Licenciatura, e João Dias, Coordenador da Área Científica de Tecnologias.
O produto final já está disponível na página dedicada a este projeto, no site do IADE e poderá ser utilizada de forma gratuita.