Licenciatura em Ciências da Comunicação

Programa que aborda várias áreas da comunicação, como jornalismo, novos media, comunicação organizacional e relações públicas.

  • Licenciaturas
  • Licenciatura em Ciências da Comunicação
ApresentaçãoPlano de estudosCoordenaçãoSaídas profissionaisAdmissões

Licenciatura em Ciências da Comunicação

Na Licenciatura em Ciências da Comunicação são abordadas várias áreas da comunicação, como jornalismo, novos media, comunicação organizacional, publicidade, relações públicas ou marketing.

Plano de estudos assenta em metodologias ativas de aprendizagem através de aulas laboratoriais ou teórico-práticas, os estudantes aprendem a utilizar as ferramentas dos softwares mais relevantes para o mercado. Por meio de unidades curriculares diferenciadoras têm a oportunidade de criar conteúdos inovadores através dos novos media e experimentar situações reais do mundo empresarial e organizacional.

A Licenciatura contar com um corpo docente que conjuga profissionais com experiência em empresas dos vários campos dos media e docentes doutorados altamente especializados.

Os estudantes têm acesso a laboratórios devidamente equipados que simulam o dia-a-dia do profissional da área, de acordo com as mais recentes tendências.

InícioSetembro
Duração3 anos
HorárioDiurno
IdiomaPortuguês

Sabe mais sobre este programa

Envia-nos a tua informação e entraremos em contacto brevemente

Portugal
Autorizo que os dados aqui recolhidos sejam utilizados, de acordo com a   política de privacidade da ENSILIS, para ser contactado para saber mais sobre os produtos, serviços e eventos da universidade, via email, apps de messaging, telefone ou SMS. Ao clicar e prosseguir declaro ter 16 anos ou mais.

Porquê a Licenciatura em Ciências da Comunicação?

Laboratórios

Programa assente em metodologias ativas de aprendizagem através de aulas laboratoriais e teóricas sustentadas com aplicabilidade prática, onde aprendem a utilizar as ferramentas de software adequado: Google News Lab, Adobe-Photoshop, After Effects, Illustrator, entre outros.

Aulas práticas em laboratórios devidamente equipados que simulam o dia-a-dia do profissional da área, com unidades curriculares como, Jornalismo Radiofónico e Jornalismo Televisivo que são realizadas num estúdio multifunções, munido com equipamento de captação de som e imagem, com câmaras broadcast e teleponto, onde se pode recriar, entre outros, a experiência da apresentação de um telejornal.

Para a gravação de reportagens de rádio e televisão é disponibilizado kit ENG (câmara de vídeo/DSLR, tripé, microfone de mão, lapela e shotgun).

Empresas

Ao longo da licenciatura, os estudantes têm a oportunidade de estar em constante contacto com o mundo empresarial, quer através de seminários com líderes e profissionais de referência de empresas e outras instituições, nacionais e multinacionais, ifuture e master classes, quer através da possibilidade de realizares estágio extracurricular.

Taxa de empregabilidade

Plano de estudos

Consultar a estrutura do plano curricular

1º SEMESTRE
2º SEMESTRE
3º SEMESTRE
4º SEMESTRE
5º SEMESTRE
6º SEMESTRE
Unidades curricularesHorasECTS
Fundamentos da Comunicação566
História Contemporânea426
Psicologia da Comunicação426
Direito e Deontologia da Comunicação426
Introdução à Comunicação Visual 283
Metodologia de Investigação283
Unidades curricularesHorasECTS
Fundamentos do Jornalismo 566
Economia Política da Comunicação426
Sociologia da Cultura e da Comunicação426
História dos Media 426
Comunicação Multiplataforma283
Introdução à Comunicação Organizacional 283
Unidades curricularesHorasECTS
Fundamentos e Práticas das Relações Públicas566
Estudos Culturais 426
Géneros Jornalísticos426
Cultura e Tecnologias Multimédia426
Métodos Quantitativos283
Inglês283
Unidades curricularesHorasECTS
Comunicação Integrada de Marketing566
Semiótica426
Cultura e Tecnologias Audiovisuais426
Escrita Criativa426
Métodos Qualitativos283
Literacia para os Media283
Unidades curricularesHorasECTS
Laboratório de Comunicação Digital709
Jornalismo radiofónico566
Guionismo426
Dinâmicas do Espaço Público426
Laboratório de Media Sociais283
Unidades curricularesHorasECTS
Fábrica de Projetos Editoriais709
Jornalismo televisivo566
Laboratório de Comunicação Estratégica426
Cibercultura e Novos Media426
Laboratório de Fotografia Digital283

Provas de ingresso

Seleciona duas das seguintes provas:

  • 04 Economia
  • 09 Geografia
  • 17 Matemática Aplicada às Ciências Sociais
  • 18 Português

Coordenadora

Anna Carolina Boechat

Coordenadora, Investigadora e Professora Auxiliar/Convidada em instituições portuguesas de elevado prestígio e Doutorada em Comunicação. Tem mais de 10 anos de experiência profissional exclusiva em Marketing e Comunicação, tendo contribuído para empresas em diferentes mercados, assumindo várias funções ao longo do tempo.

Saídas profissionais

  • Jornalismo – imprensa, rádio, televisão e multimédia
  • Produção de conteúdos e gestão de redes sociais
  • Comunicação digital e multimédia
  • Relações Públicas e Assessoria
  • Agências de comunicação
  • Escrita criativa e Guionista
  • Departamentos de comunicação
  • Investigação cientifica

Testemunhos

No IADE preocupamo-nos com o teu futuro, e por isso colocamos à tua disposição um conjunto de bolsas para apoio ao estudo, para que nada te impeça de receber a melhor formação!

Admissões

Os candidatos interessados em ingressar no IADE poderão formalizar a sua candidatura ao longo de todo o ano, presencialmente ou via Candidatura Online.

O processo de candidatura está sujeito às vagas existentes e à adequação do perfil do candidato ao ciclo de estudos de interesse.

Para dar início ao processo de admissão, o candidato deverá seguir estes 3 passos:

Certificação e acreditação

Acreditação e Relatório pela A3ES referente à Licenciatura em Ciên cias da Comunicação.

Registo nº R/A -Cr 39/2012/AL03, de 23/07/2021.

Despacho n.º 7907/2021 , de 11 de agosto de 2021, II Série nº 155 D.R.

Cursos relacionados

Licenciatura em Marketing e Publicidade

Programa amplo que apresenta um equilíbrio entre a parte estratégica e a parte criativa, de forma a preparar profissionais versáteis em todas as valências do marketing e da publicidade

Setembro

Presencial

3 anos

180 ECTS

Português

Pós-Graduação em Comunicação de Marketing

Programa foi desenhado para responder à necessidade dos profissionais de marketing trabalharem novas ferramentas, em novos ambientes, no sentido de atingir eficazmente novos mercados e novos públicos.

Abril 2025

Blended

9 meses

39 ECTS

Português