Dupla Titulação em Ciências da Comunicação + Marketing e Publicidade

Formação superior com a realização de duas licenciaturas em 4 anos.

  • Licenciaturas
  • Dupla Titulação em Ciências da Comunicação + Marketing e Publicidade
ApresentaçãoPlano de estudosSaídas profissionaisAdmissões

Licenciatura em Ciências da Comunicação + Licenciatura em Marketing e Publicidade

(This degree is lectured only in Portuguese)

Nos Programas de Dupla Titulação tens a oportunidade de obter duas Licenciaturas em apenas quatro anos. Desta forma amplias competências em duas área ao mesmo tempo, conjugando as Ciências da Comunicação com Marketing e Publicidade, agregando as mais-valias de um percurso abrangente e polivalente às de uma especialização numa área simultaneamente mais empresarial e criativa.

Permitem a obtenção de dois diplomas referentes a cada uma das Licenciaturas, através de um processo de creditação de equivalências realizado pelo IADE após conclusão.

Os estudantes que optam por este percurso são integrados no plano de estudos da Licenciatura em Ciências da Comunicação pelo o período de 3 anos, tendo uma a duas unidade curricular específica do plano de estudos da Licenciatura em Marketing e Publicidade por semestre.

Após a conclusão da primeira Licenciatura, e uma vez que já serás Licenciado em Ciências da Comunicação ingressas automaticamente na segunda Licenciatura através de Concurso Especial - Titulares de Curso Superior, realizando o quarto ano letivo dedicado exclusivamente à às restantes unidades curriculares da Licenciatura em Marketing e Publicidade.

Com uma formação diferenciadora ficarás duplamente preparado, permitindo o trilhar de um caminho bem-sucedido num mercado de trabalho desafiante e cada vez mais dinâmico.

InícioSetembro
Duração4 anos
HorárioDiurno
IdiomaPortuguês

Sabe mais sobre este programa

Envia-nos a tua informação e entraremos em contacto brevemente

Portugal
Autorizo que os dados aqui recolhidos sejam utilizados, de acordo com a   política de privacidade da ENSILIS, para ser contactado para saber mais sobre os produtos, serviços e eventos da universidade, via email, apps de messaging, telefone ou SMS. Ao clicar e prosseguir declaro ter 16 anos ou mais.

Porquê a Licenciatura em Ciências da Comunicação + Marketing e Publicidade?

Proximidade com empresas

Contacto com o mundo empresarial através da dinâmica existente nas próprias unidades curriculares, em que muitos dos projetos são feitos em estreita parceria com o mercado. Os estudantes têm esta oportunidade de contacto, através de masterclasses e workshops, com líderes e profissionais de referência nacionais e internacionais, numa partilha de ideias constante e estimulante. São encorajados os projetos especiais desenvolvidos por estudantes em parceria com empresas, ONGs e outras organizações, apoiados no pensamento estratégico e criativo que desenvolvem ao longo do curso.

Podem ter ainda a a possibilidade de realizar estágios extracurriculares à medida dos interesses de cada estudante.

Acesso aos laboratórios

Metodologias ativas de aprendizagem através de aulas laboratoriais e teóricas sustentadas com aplicabilidade prática, onde aprendem a utilizar as ferramentas de software adequados à área da comunicação e do marketing, tais como: Adobe-Photoshop, After Effects, Illustrator, entre muitas outras.

Aulas práticas e acesso aos estúdios e laboratórios devidamente equipados que simulam o dia-a-dia do profissional das duas áreas. Laboratório de Fotografia, Media Lab Studio, Visual Radio & TV Studio com multifunções, munido com equipamento de captação de som e imagem, com câmaras broadcast e teleponto, onde se pode recriar, entre outros, a experiência da apresentação de um telejornal.

Experiência internacional

O IADE conta com parcerias internacionais que permite o estudante fazer um semestre de mobilidade internacional, numa Universidade de prestígio.

Plano de estudos

Consultar a estrutura do plano curricular

1º SEMESTRE
2º SEMESTRE
3º SEMESTRE
4º SEMESTRE
5º SEMESTRE
6º SEMESTRE
7º SEMESTRE
8º SEMESTRE
Unidades curricularesHorasECTS
Fundamentos da Comunicação 566
História Contemporânea426
Psicologia da Comunicação426
Direito e Deontologia da Comunicação 426
Introdução à Comunicação Visual283
Metodologia de Investigação283
Fundamentos de Marketing *426
* Unidade Curricular da Licenciatura em Marketing e Publicidade
Unidades curricularesHorasECTS
Economia Política da Comunicação426
Sociologia da Cultura e da Comunicação426
Fundamentos do Jornalismo 566
História dos Media 426
Comunicação Multiplataforma283
Introdução à Comunicação Organizacional 283
Fundamentos de Gestão *426
* Unidade Curricular da Licenciatura em Marketing e Publicidade
Unidades curricularesHorasECTS
Estudos Culturais 426
Fundamentos e Práticas das Relações Públicas566
Géneros Jornalísticos426
Cultura e Tecnologias Multimédia426
Inglês283
Marketing de Serviços *283
Agências de Comunicação, Publicidade e Meios *426
* Unidades Curriculares da Licenciatura em Marketing e Publicidade
Unidades curricularesHorasECTS
Comunicação Integrada de Marketing566
Semiótica426
Cultura e Tecnologias Audiovisuais426
Escrita Criativa426
Métodos Qualitativos283
Literacia para os Media283
Estatística *426
* Unidade Curricular da Licenciatura em Marketing e Publicidade426
Unidades curricularesHorasECTS
Laboratório de Comunicação Digital709
Guionismo426
Jornalismo Radiofónico566
Dinâmicas do Espaço Público426
Empreendorismo *283
Marketing Digital *566
* Unidades Curriculares da Licenciatura em Marketing e Publicidade566
Unidades curricularesHorasECTS
Fábrica de Projetos Editoriais709
Cibercultura e Novos Media426
Laboratório de Comunicação Estratégica426
Jornalismo televisivo566
Laboratório de Fotografia Digital283
Comportamento do Consumidor *426
* Unidade Curricular da Licenciatura em Marketing e Publicidade426
Unidades curricularesHorasECTS
Projeto Integrado de Marketing 709
Estratégias Comerciais e Gestão de Vendas 426
Estudos de Mercado566
Gestão Financeira426
Marketing Relacional e CRM426
Marketing Internacional283
* Todas as Unidades Curriculares deste semestre são da Licenciatura em Marketing e Publicidade
Unidades curricularesHorasECTS
Projeto Integrado de Comunicação709
Planeamento e Meios de Audiências566
Branding426
Distribuição Logística426
Gestão de Produto426
Texto Publicitário283
* Todas as Unidades Curriculares deste semestre são da Licenciatura em Marketing e Publicidade

Provas de Ingresso

Caso o acesso ao programa de dupla titulação seja via concurso institucional (12º ano concluído + Exame nacional de ingresso) o exame de ingresso deverá ser uma das opções requeridas na primeira Licenciatura - Ciências da Comunicação.

Saídas profissionais

  • Jornalismo – imprensa, rádio, televisão e multimédia
  • Produção de conteúdos e gestão de redes sociais
  • Comunicação digital e multimédia
  • Relações Públicas e Assessoria
  • Agências de comunicação
  • Escrita criativa e Guionista
  • Gestão de Produto, de Marca, de Vendas, de CRM (Clientes)
  • Gestão de Merchandising, de Ponto de Venda
  • Gestão de Eventos, Gestão de Canais, Gestão de Clientes
  • Planeamento de Meios
No IADE preocupamo-nos com o teu futuro, e por isso colocamos à tua disposição um conjunto de bolsas para apoio ao estudo, para que nada te impeça de receber a melhor formação!

Admissões

Os candidatos interessados em ingressar no IADE poderão formalizar a sua candidatura ao longo de todo o ano, presencialmente ou via Candidatura Online.

O processo de candidatura está sujeito às vagas existentes e à adequação do perfil do candidato ao ciclo de estudos de interesse.

Para dar início ao processo de admissão, o candidato deverá seguir estes 3 passos:

Cursos relacionados

Licenciatura em Ciências da Comunicação

Programa que aborda várias áreas da comunicação, como jornalismo, novos media, comunicação organizacional e relações públicas.

Setembro

Presencial

3 anos

180 ECTS

Português

Licenciatura em Marketing e Publicidade

Programa amplo que apresenta um equilíbrio entre a parte estratégica e a parte criativa, de forma a preparar profissionais versáteis em todas as valências do marketing e da publicidade

Setembro

Presencial

3 anos

180 ECTS

Português