Agenda uma conversa de esclarecimento com um Admissions Advisor
Formação superior com a realização de duas licenciaturas em 4 anos.
(This degree is lectured only in Portuguese)
Nos Programas de Dupla Titulação tens a oportunidade de obter duas Licenciaturas em apenas quatro anos. Desta forma amplias competências em duas área ao mesmo tempo, conjugando as Ciências da Comunicação com Marketing e Publicidade, agregando as mais-valias de um percurso abrangente e polivalente às de uma especialização numa área simultaneamente mais empresarial e criativa.
Permitem a obtenção de dois diplomas referentes a cada uma das Licenciaturas, através de um processo de creditação de equivalências realizado pelo IADE após conclusão.
Os estudantes que optam por este percurso são integrados no plano de estudos da Licenciatura em Ciências da Comunicação pelo o período de 3 anos, tendo uma a duas unidade curricular específica do plano de estudos da Licenciatura em Marketing e Publicidade por semestre.
Após a conclusão da primeira Licenciatura, e uma vez que já serás Licenciado em Ciências da Comunicação ingressas automaticamente na segunda Licenciatura através de Concurso Especial - Titulares de Curso Superior, realizando o quarto ano letivo dedicado exclusivamente à às restantes unidades curriculares da Licenciatura em Marketing e Publicidade.
Com uma formação diferenciadora ficarás duplamente preparado, permitindo o trilhar de um caminho bem-sucedido num mercado de trabalho desafiante e cada vez mais dinâmico.
Contacto com o mundo empresarial através da dinâmica existente nas próprias unidades curriculares, em que muitos dos projetos são feitos em estreita parceria com o mercado. Os estudantes têm esta oportunidade de contacto, através de masterclasses e workshops, com líderes e profissionais de referência nacionais e internacionais, numa partilha de ideias constante e estimulante. São encorajados os projetos especiais desenvolvidos por estudantes em parceria com empresas, ONGs e outras organizações, apoiados no pensamento estratégico e criativo que desenvolvem ao longo do curso.
Podem ter ainda a a possibilidade de realizar estágios extracurriculares à medida dos interesses de cada estudante.
Metodologias ativas de aprendizagem através de aulas laboratoriais e teóricas sustentadas com aplicabilidade prática, onde aprendem a utilizar as ferramentas de software adequados à área da comunicação e do marketing, tais como: Adobe-Photoshop, After Effects, Illustrator, entre muitas outras.
Aulas práticas e acesso aos estúdios e laboratórios devidamente equipados que simulam o dia-a-dia do profissional das duas áreas. Laboratório de Fotografia, Media Lab Studio, Visual Radio & TV Studio com multifunções, munido com equipamento de captação de som e imagem, com câmaras broadcast e teleponto, onde se pode recriar, entre outros, a experiência da apresentação de um telejornal.
O IADE conta com parcerias internacionais que permite o estudante fazer um semestre de mobilidade internacional, numa Universidade de prestígio.
Unidades curriculares | Horas | ECTS |
---|---|---|
Fundamentos da Comunicação | 56 | 6 |
História Contemporânea | 42 | 6 |
Psicologia da Comunicação | 42 | 6 |
Direito e Deontologia da Comunicação | 42 | 6 |
Introdução à Comunicação Visual | 28 | 3 |
Metodologia de Investigação | 28 | 3 |
Fundamentos de Marketing * | 42 | 6 |
* Unidade Curricular da Licenciatura em Marketing e Publicidade |
Unidades curriculares | Horas | ECTS |
---|---|---|
Economia Política da Comunicação | 42 | 6 |
Sociologia da Cultura e da Comunicação | 42 | 6 |
Fundamentos do Jornalismo | 56 | 6 |
História dos Media | 42 | 6 |
Comunicação Multiplataforma | 28 | 3 |
Introdução à Comunicação Organizacional | 28 | 3 |
Fundamentos de Gestão * | 42 | 6 |
* Unidade Curricular da Licenciatura em Marketing e Publicidade |
Unidades curriculares | Horas | ECTS |
---|---|---|
Estudos Culturais | 42 | 6 |
Fundamentos e Práticas das Relações Públicas | 56 | 6 |
Géneros Jornalísticos | 42 | 6 |
Cultura e Tecnologias Multimédia | 42 | 6 |
Inglês | 28 | 3 |
Marketing de Serviços * | 28 | 3 |
Agências de Comunicação, Publicidade e Meios * | 42 | 6 |
* Unidades Curriculares da Licenciatura em Marketing e Publicidade |
Os candidatos interessados em ingressar no IADE poderão formalizar a sua candidatura ao longo de todo o ano, presencialmente ou via Candidatura Online.
O processo de candidatura está sujeito às vagas existentes e à adequação do perfil do candidato ao ciclo de estudos de interesse.
Para dar início ao processo de admissão, o candidato deverá seguir estes 3 passos:
Agenda uma conversa de esclarecimento com um Admissions Advisor
Reúne a documentação solicitada no processo de admissão
Avança com a formalização da candidatura, presencialmente ou on-line
Programa que aborda várias áreas da comunicação, como jornalismo, novos media, comunicação organizacional e relações públicas.
Programa amplo que apresenta um equilíbrio entre a parte estratégica e a parte criativa, de forma a preparar profissionais versáteis em todas as valências do marketing e da publicidade
Domínio de linguagens e ferramentas tecnológicas fundamentais para a criação de projetos de comunicação em ambiente multimédia.
O sufixo 5.0 traduz a necessidade de trabalhar novas ferramentas, em novos ambientes, no sentido de atingir eficazmente novos mercados e novos públicos.