Mestrado em Comunicação Audiovisual e Multimédia

Domínio de Linguagens e Ferramentas Tecnológicas fundamentais para a criação de Projetos de Comunicação em Ambiente Multimédia.

  • Mestrados
  • Mestrado em Comunicação Audiovisual e Multimédia
ApresentaçãoPlano de estudosCoordenaçãoSaídas profissionaisAdmissões

Mestrado em Comunicação Audiovisual e Multimédia

Nos meios profissionais que compõem o campo alargado da comunicação, os processos produtivos encontram-se, hoje em dia, em permanente mutação. As fronteiras entre áreas, funções e ocupações são fluídas e dinâmicas. E o mercado procura, por isso, cada vez mais, profissionais também eles adaptáveis, dinâmicos e polivalentes. O perfil profissional híbrido é definitivamente muito valorizado.

O Mestrado em Comunicação Audiovisual e Multimédia vem dar resposta a esta necessidade do mercado, assente no ensino e aquisição de competências na área dos audiovisuais e produção dos media, fundamentais para os profissionais de áreas diversas – como o marketing, a comunicação organizacional, a publicidade, as relações públicas ou o jornalismo, entre outras – desempenharem um papel diferenciador e indispensável num mercado tão exigente e desafiante como o da atualidade.

InícioSetembro
Duração2 anos
HorárioPós-Laboral
IdiomaPortuguês

Sabe mais sobre este programa

Envia-nos a tua informação e entraremos em contacto brevemente

Portugal
Autorizo que os dados aqui recolhidos sejam utilizados, de acordo com a   política de privacidade da ENSILIS, para ser contactado para saber mais sobre os produtos, serviços e eventos da universidade, via email, apps de messaging, telefone ou SMS. Ao clicar e prosseguir declaro ter 16 anos ou mais.

Porquê o Mestrado em Comunicação Audiovisual?

Estúdios e laboratórios

Desenvolver projetos editoriais e audiovisuais
Os estudantes têm acesso à infraestrutura laboratorial do IADE, não apenas para desenvolver projetos editoriais e audiovisuais no âmbito do Mestrado, mas também para os seus projetos extracurriculares pessoais, para os quais contam com o apoio de técnicos especializados.
Laboratórios e Softwares
Acesso aos Laboratórios (3D Lab, Photo Lab, UX Lab, Digital Lab, Print Lab, Media Lab, entre outros) para o desenvolvimento e materialização de ideias e projetos. Acesso ao pacote Adobe, não apenas para utilização durante as aulas, mas para instalação nos dispositivos pessoas e utilização durante todo o período do mestrado.
Estúdio multifunções
Munido com equipamento de captação de som e imagem, com câmaras broadcast e teleponto, onde se pode recriar, entre outros, a experiência da apresentação de um podcast, videocast ou live streaming.
Fábrica IADE

Fábrica | Unidade para projetos especiais do IADE

A Fábrica integra a Unidade de Projetos, os Laboratórios Técnicos e o Observatório.

É, também, uma plataforma de divulgação de ideias, projetos e desafios criativos onde participam como estudante do IADE.

Nesta unidade, onde se fabrica valor e conhecimento, aposta-se claramente na relação entre os estudantes, os professores, os laboratórios e a sociedade civil.

Os projetos da Fábrica definem-se essencialmente em três linhas de atuação:

  • Fabricação paralela (desenvolvimento de projetos extracurriculares)
  • Fabricação curricular (projetos dentro do contexto letivo e em colaboração com parceiros da sociedade civil)
  • Fabricação do futuro (investigação aplicada ao desenvolvimento de projetos desenhados e criados de raíz).

Plano de estudos

Consulta a estrutura do plano curricular

1º SEMESTRE
2º SEMESTRE
3º SEMESTRE
4º SEMESTRE
UNIDADES CURRICULARESHORASECTS
Sociedades Modernas e Cultura Visual216
Storytelling213
Animação Digital213
Laboratório Web427
Laboratório de Infografia Digital427
Living Lab I – Jornalismo Digital284
UNIDADES CURRICULARESHORASECTS
Dinâmicas Sociais e Media Digitais213
Estratégia e Desenho de Negócios Digitais213
Gestão de Comunidades Virtuais213
Laboratório de Audiovisuais427
Laboratório de Transmedia427
Living Lab II – Comunicações e Organizações287
UNIDADES CURRICULARESHORASECTS
Metodologia de Investigação286
Análise de Dados286
Dissertação/Trabalho de Projeto/ Relatório de Estágio em Comunicação Audiovisual e Multimédia3518
UNIDADES CURRICULARESHORASECTS
Dissertação/Trabalho de Projeto/ Relatório de Estágio em Comunicação Audiovisual e Multimédia3530

Coordenadora

Madalena Miranda

Professora na Universidade Europeia e investigadora integrada da Unidcom. Doutora em Media Digitais, na variante em Criação de Conteúdos Audiovisuais e Media Interativos, mestre em Antropologia e licenciada em Ciências da Comunicação, com especialização em Televisão e Cinema. Realizadora de diversos filmes, curta-metragem de ficção, ensaio-audiovisual e principalmente documentário. Alguns desses filmes foram exibidos e premiados em festivais de cinema, entre eles, Les Écrans Documentaires, IndieLisboa, DocLisboa, Texas Film Festival ou Oberhausen Film Festival.

Para mais informações e trabalho artístico/investigação: aqui.

Saídas profissionais

Este Mestrado pretende formar Profissionais especializados para atuar de forma diferenciadora na área dos audiovisuais e produção dos media digitais em:

  • Agências de Comunicação
  • Agências de Publicidade
  • Agências Criativas

Os mestres em Comunicação Audiovisual e Multimédia para além de ficarem preparados para iniciar carreira de docente ou de investigação, serão capazes de desenvolver trabalhos como:

  • Criação de Conteúdos Digitais
  • Gestão de conteúdos multimédia para plataformas online e offline
  • Gestão e publicação de conteúdos Web
  • Editor de Som e Imagem
  • Animador Digital

Admissões e Candidaturas

Os candidatos interessados em ingressar no IADE poderão formalizar a sua candidatura ao longo de todo o ano, presencialmente ou via candidatura online.

O processo de candidatura está sujeito às vagas existentes e à adequação do perfil do candidato ao ciclo de estudos de interesse.

Para dar início ao processo de admissão, o candidato deverá seguir estes 3 passos:

Certificação e acreditação

Acreditação e Relatório pela A3ES referente ao Mestrado em Comunic ação Audiovisual e Multimédia.

Registo nº R/A -Cr 25/2019/AL03, de 06/04/2023 (DGES).

Despacho n.º 5028/2023, de 27 de abril de 2023, II Série nº 82 D.R.

Cursos relacionados

Mestrado em Design & Publicidade

O Mestrado em Design e Publicidade assenta na junção das áreas do design e do marketing. Conhece o programa aqui.

Setembro

Presencial

2 anos

120 ECTS

Português

Pós-Graduação em Social Media e Content Marketing

Integração de social media com marketing de conteúdo num programa único que visa a compreensão e melhor utilização garantindo o sucesso da gestão e comunicação de marcas.

Outubro 2024

Blended

10 meses

35 ECTS

Português