Mestrado em Design e Cultura Visual

Encara o design e a cultura visual numa perspetiva abrangente e multidisciplinar.

  • Mestrados
  • Mestrado em Design e Cultura Visual
ApresentaçãoPlano de estudosCoordenaçãoSaídas profissionaisAdmissões

Mestrado em Design e Cultura Visual

O Mestrado em Design e Cultura Visual encara o design e a cultura visual numa perspetiva abrangente e multidisciplinar, desenvolvendo trabalhos em áreas tão diversas como comunicação visual, design gráfico, ilustração, interfaces digitais, motion design, fotografia, tipografia, design editorial, BD e animação.

O Mestrado centra-se numa atividade projetual criativa, contemporânea e multidisciplinar, com uma intensa carga prática acompanhada de reflexão e análise crítica, promovendo assim o "saber fazer" e o "saber pensar".

Possibilidade de especialização na área que o estudante pretende fazer carreira, logo a partir do 2º semestre.

Ao longo do programa pretende-se preparar o estudante para a produção do seu portfólio, autopromoção e gestão da sua carreira.

InícioSetembro
Duração2 anos
HorárioDiurno ou Pós-laboral
IdiomaPortuguês ou Inglês

Sabe mais sobre este programa

Envia-nos a tua informação e entraremos em contacto brevemente

Portugal
Autorizo que os dados aqui recolhidos sejam utilizados, de acordo com a   política de privacidade da ENSILIS, para ser contactado para saber mais sobre os produtos, serviços e eventos da universidade, via email, apps de messaging, telefone ou SMS. Ao clicar e prosseguir declaro ter 16 anos ou mais.

Porquê o Mestrado em Design e Cultura Visual?

Proximidade com empresas e networking
  • Promoção do contacto com a realidade empresarial através de seminários e workshops temáticos com líderes e profissionais de referência, como a masterclass: "A publicação de fotografias em livros e Photo Books", com Filipa Valladares, da STET Livros e Fotografias.
  • Senergias promovidas com clientes reais, como a identidade visual da GEN Summit em Lisboa.
  • Projecto Cross Mestrados, onde os alunos dos mestrados da área de Design do IADE se juntam, no âmbito de algumas unidades curriculares como: Direção de Arte, Interfaces Digitais entre outras, para desenvolver um projeto. Alguns exemplo: Entourage (empresa brasileira de organização de eventos musicais), Associação Marinha o Tejo e Lispolis (Polo Técnológico de Lisboa).
  • Através de atividades de imersão na Fábrica ou participação em concursos e exposições, como o Desafio Criativo onde já contámos com empresas como a Bordallo Pinheiro e Vista Alegre.
Fábrica | Unidade para projetos especiais do IADE

A Fábrica integra a Unidade de Projetos, os Laboratórios Técnicos e o Observatório. É, também, uma plataforma de divulgação de ideias, projetos e desafios criativos onde participam como estudante do IADE. Nesta unidade, onde se fabrica valor e conhecimento, aposta-se claramente na relação entre os estudantes, os professores, os laboratórios e a sociedade civil.

Instalações e laboratórios
  • Acesso aos Laboratórios: Print Lab, Laboratório 3D, Media Lab Studio, Laboratório, Digital, Laboratório de Fotografia, UX Lab (User Experience Lab), Laboratório de Tecnologias, entre outros. Estes espaços apoiam os estudantes no desenvolvimento e materialização de ideias e projetos, permitindo simular a atividade profissional.
  • Bibliotéca António Quadros, salas equipadas com Sistema Hyflex e Adobe Creative Cloud.

Plano de estudos

Consultar a estrutura do plano curricular

1º ANO | 1º SEMESTRE
1º ANO | 2º SEMESTRE
2º ANO | 3º SEMESTRE
2º ANO | ANUAL
Unidades curricularesHorasECTS
Projeto de Cultura Visual569
Tipografia, Imagem e Composição Gráfica286
Fotografia286
Arte e Cultura Visual286
Workshops283
Unidades curricularesHorasECTS
Projeto Design Visual569
Opcional I: Direção de Arte | Interfaces Digitais286
Opcional II: Narrativas Gráficas | Information Visualization286
Opcional III: Produção e Experimentação Gráfica | Motion Design 286
Teoria e Crítica do Design283
Unidades curricularesHorasECTS
Tendências e Cenários Futuros286
Metodologias da Investigação286
Unidades curricularesHorasECTS
Dissertação/ Trabalho de Projeto/ Relatório de Estágio em Design e Cultura Visual2848

Coordenador

Filipe Figuereido

Filipe Figueiredo

Professor auxiliar no IADE e investigador na UNICOM/IADE, no Centro de Estudos de Teatro (FLUL) e responsável pelo projeto PERPHOTO — Performing the gaze. Crossings between photography and theatre in portuguese and international context. Dedica-se aos estudos de Fotografia e de História da Fotografia, da Imagem e Cultura Visual.

Saídas profissionais

O mestrado pretende formar profissionais para a comunicação visual atual e futura:

  • Designers visuais
  • Diretores de arte
  • Criadores plásticos
  • Fotográficos
  • Criadores de conteúdo audiovisual e multimédia
  • Numa grande variedade de contextos e funções profissionais, em indústrias tão distintas quanto a publicitária, a editorial ou a cultural.

Os mestres em Design e Cultura Visual ficarão também preparados para iniciar carreira docente ou de investigação universitária.

Testemunhos

Admissões

Os candidatos interessados em ingressar no IADE poderão formalizar a sua candidatura ao longo de todo o ano, presencialmente ou via candidatura online.

O processo de candidatura está sujeito às vagas existentes e à adequação do perfil do candidato ao ciclo de estudos de interesse.

Para dar início ao processo de admissão, o candidato deverá seguir estes 3 passos:

Certificação e acreditação

Acreditação e Relatório pela A3ES referente ao Mestrado em Design e Cultura Visual.

Registo nº R/A -Ef 212/2011/AL05, de 27/04/2023 (DGES).

Despacho n.º 6016/2023 de 29 de maio de 2023, II Série nº 103 D.R.

Cursos relacionados

Mestrado em Design & Publicidade

O Mestrado em Design e Publicidade assenta na junção das áreas do design e do marketing. Conhece o programa aqui.

Setembro

Presencial

2 anos

120 ECTS

Português

Doutoramento em Design

Oportunidade de estudar e investigar em design com designers e integrar uma reputada Unidade de Investigação em Design.

Setembro

Presencial

3 anos

180 ECTS

Português