O Modelo Académico do IADE, centrado no estudante e baseado na aprendizagem experiencial, promove a interação dos estudantes com os professores e os seus pares, capacitando-os para uma aprendizagem ativa através da resolução de problemas de cenários reais, raciocínio crítico e reflexivo.
Esta abordagem proporciona uma experiência educativa que permite ao estudante aprender “fazendo”, “sendo”, “pensando” e “vivendo”, adquirindo os conhecimentos, aptidões e competências promotores da sua máxima empregabilidade num mundo globalizado, por meio da aprendizagem integrada dentro de uma visão holística das profissões.
Para além de uma infraestrutura tecnológica avançada, o corpo docente do IADE com características académicas, de investigação e de experiência profissional diferenciadas, assume um papel determinante no Modelo Académico, de forma a responder eficazmente às necessidades do mundo profissional e às tendências no Ensino Superior.
O papel do professor no Modelo Académico é acompanhar o estudante durante todo o seu percurso, ao mesmo tempo que promove e participa no seu desenvolvimento pessoal e profissional. O professor, em sala de aula, guiá-lo-á pelas diferentes metodologias de aprendizagem que integram cada pilar do modelo, garantindo o desenvolvimento de competências e dos valores presentes na nossa visão de um mundo globalizado.
Assim, e de forma a dar resposta às necessidades atuais da sociedade, o Modelo Académico do IADE, tem como foco principal o Estudante e, centrando-se na Aprendizagem Experiencial, tem como base seis dimensões educativas.
Procuramos integrar conhecimentos e competências de outras áreas de atuação, interrelacionando conceitos e aproximando-nos, assim, da realidade do mundo profissional. O estudante terá a oportunidade de trabalhar vários conceitos e matérias no mesmo projeto.
Proporcionamos aos nossos estudantes momentos de aprendizagem em ambientes seguros, onde é possível a tentativa e o erro, com diferentes níveis de complexidade e fidelidade, garantindo uma máxima aproximação com o mundo real e ligação com o mundo profissional. O estudante estará em contacto com situações reais, colocando-o à prova com projetos e desafios.
Contamos com mais de 290 acordos com empresas para a realização de estágios e outras atividades pedagógicas de aproximação à profissão, que incentivam a aprendizagem e proporcionam a atualização contínua das competências necessárias no mercado de trabalho atual e futuro.
Proporcionamos formação envolvendo várias disciplinas em diferentes ambientes, enriquecendo a experiência formativa e preparando o estudante para a realidade das profissões, onde a colaboração interprofissional se torna um valor essencial.
A investigação contínua e o pensamento crítico estão presentes no nosso Modelo Académico de forma a que o estudante desenvolva as suas hipóteses de pesquisa. Numa era pós-transformação digital, o estudante analisará sistematicamente a informação que é produzida e será capaz de tomar decisões em situações complexas, a partir de uma abordagem orientada por dados. No IADE, incentivamos o empreendedorismo, a inovação e a criatividade.
Preparamos o estudante para ser o melhor profissional na sua área de estudo não apenas através de uma formação académica superior, mas também formamos cidadãos globais e responsáveis. A educação com valores de respeito, ética e responsabilidade, permeia o nosso modelo de forma transversal, para que os nossos estudantes estejam comprometidos com a sustentabilidade e conscientes da diversidade a todos os níveis.