"25 de Abril: histórias mil": Estudantes do IADE produzem conteúdos sobre os 50 anos do 25 de Abril
No âmbito da Unidade Curricular Fundamentos do Jornalismo, os estudantes de Ciências da Comunicação do IADE/Universidade Europeia desenvolveram um website e elaboraram conteúdos jornalísticos sobre o 25 de Abril, como forma de celebração dos 50 anos de democracia em Portugal.
Em resposta ao desafio da experimentação jornalística apresentado pelos professores Paulo Victor Melo e Célia Reis, os estudantes escreveram notícias, gravaram e editaram vídeos, produziram podcasts e criaram cartazes sobre questões como censura, repressão, liberdade de expressão, direitos das mulheres, dentre outros temas.
Muitos dos projetos têm como vozes protagonistas mulheres e homens que vivenciaram o 25 de Abril de 1974. São avós, pais, familiares e amigos dos estudantes do IADE, que contam as suas memórias e histórias enquanto cidadãos, presos políticos, militares ou ativistas.
Outros conteúdos ecoam vozes de jornalistas e artistas que tiveram destaque no 25 de Abril, como Joaquim Furtado e Paulo de Carvalho, que foram entrevistados pelos estudantes.
Para o professor Paulo Victor Melo, o projeto é uma oportunidade para que os estudantes “conheçam melhor o passado e, assim, compreendam o presente, defendam a democracia, e construam o futuro”.
Já a professora Célia Reis destaca a importância do envolvimento ativo dos estudantes na produção desses conteúdos jornalísticos, em que “foi um processo de notável dedicação e exemplar o empenho dos alunos em pesquisar, entrevistar e narrar histórias que recuperam momentos cruciais das suas vidas e da nossa democracia”.
Com este trabalho pretendeu-se não só honrar a memória daqueles que lutaram pela liberdade, mas também reafirmar o compromisso dos estudantes de Ciências da Comunicação do IADE/Universidade Europeia com os valores democráticos e a importância do jornalismo na construção de uma sociedade informada e consciente.
Todos os conteúdos estão disponíveis no website: www.abrilhistoriasmil.com