A dimensão emocional no uso de metáforas
O uso de metáforas nas áreas da criatividade é fundamental, pois as metáforas são uma chave elementar, para se construíram analogias entre algo desconhecido e algo familiar.
O recurso a processos deste tipo é recorrente na criação de signos ou ideias pois, por associação de conceitos conhecidos, podemos veicular algo menos óbvio ou até mesmo desconhecido para o utilizador, mas que seja relevante num contexto ou situação precisos. Se fosse possível quantificar esta associação conceptual entre imagens e realidade, quando usadas em ambientes transculturais, diríamos que o índice de conotação deverá ser o mínimo e o de denotação máximo, já o disse Roland Barthes.
Destas duas, a que mais me atrai é a conotação, pois esta descreve a interação que ocorre quando o signo se encontra com a dimensão emocional e com os valores culturais do leitor, ou seja, quando esta usa o signo denotativo como significante e lhe adiciona novo significado. E é este significante adicional a variável basilar nos campos de atuação dos profissionais da criatividade.
Carlos Rosa Dean do IADE - Faculdade de Design, Tecnologia e Comunicação
da Universidade Europeia