Alzheimer Portugal e IADE
O puzzle de estimulação cognitiva desenvolvido pelo professor do IADE – Faculdade de Design, Tecnologia e Comunicação da Universidade Europeia João Bernarda, em parceria com a Alzheimer Portugal, está agora disponível também em formato digital.
O jogo "Peças de memória" foi inicialmente pensado em cartão e, mais tarde, com o auxílio da impressão 3D foram feitas as melhorias necessárias ao protótipo. Depois da sua primeira versão, apresentado ao público, chega agora a versão digital que promete alcançar um público ainda mais vasto.
Esta versão digital, denominada por Memory Tiles, resulta do trabalho conjunto dos docentes Jacinto Estima, Miguel Boavida, Miguel Bugalho e João Dias com o antigo aluno do IADE Ivanilson Pitta Grós. Esta nova versão vai permitir uma análise evolutiva mais consistente do estado de saúde mental do utente facilitando os processos de avaliação.
Para o professor João Bernarda é a concretização de mais um passo na progressão da integração do design no setor da saúde e a validação de uma maior necessidade da integração de designers como agentes participativos na construção de projetos na área da saúde pública.
Esta iniciativa demonstra, uma vez mais, a forte ligação que o IADE mantém com os seus docentes, alunos e alumni, assim como o desejo contínuo de ser uma instituição inovadora e pioneira."