Antiga aluna do IADE expõe em galeria de arte em Lisboa
Bárbara Gil Pereira, antiga aluna da licenciatura em Design do IADE – Universidade Europeia, expõe pela primeira vez na Galeria de Arte de São Mamede, em Lisboa. A exposição intitulada “That one Time when Time stood Still” está disponível para o público desde o passado dia 20 de maio até ao próximo dia 20 de junho.
“That one Time when Time stood Still” é, segundo a artista plástica um aceno a um tempo em suspenso e um tanto surreal, numa referência às atividades e incertezas vividas no primeiro confinamento assim como à solitude e, por vezes, solidão do isolamento. O título é também uma referência aos clássicos filmes de ficção científica, sendo este uma alusão a um sentimento coletivo de viver um filme, uma distopia, especialmente nos primeiros meses da pandemia.
As obras contam com componentes e referências autobiográficas, mas o seu carácter como que inacabado, em harmonia com essas lacunas temporais, num duelo entre o pormenor lento e o espontâneo acelerado, a tradição académica e o contemporâneo, que fazem parte da linguagem da artista, deixam espaço a serem inseridas e preenchidas com outras experiências e contextos para além desse momento em que o tempo pareceu quase parou.
Bárbara Gil Pereira, natural do Funchal, vive e trabalha entre Lisboa e a ilha da Madeira. Estudou Design na Universidade da Madeira e IADE e pintura na National Academy Of Fine Arts - Nova Iorque, nos EUA, no Atelier Académico de Sam Adoquei. Passou também pela Art Student's League, também em Nova Iorque e pela Central Saint Marrin's College of Art em Londres, Reino Unido.
Expõe regularmente em Portugal e na Europa e, nos últimos anos, também em Tóquio no Japão sendo presença assídua no Festival de criadores independentes no conceituado centro de artes Spiral, onde foi a primeira artista ocidental selecionada a participar. Passou também pela Islândia onde expôs e participou numa residência artística promovida Associação de Artistas Visuais Islandeses.
O seu trabalho encontra-se já em coleções particulares e empresariais um pouco por todo o mundo, instituições como o Museu de Eletricidade da Madeira, assim como em alguns hotéis e resorts. A exposição “That one Time when Time stood Still” pode ser visitada de segunda a sexta-feira (das 11 às 20 horas) e sábados (das 11 às 19 horas).