As Universidades como poderosos aceleradores em direção à sustentabilidade
Qual é o papel das universidades como agentes de mudança para uma mudança de paradigma em direção à sustentabilidade por meio da integração sistêmica das dimensões de Stewardship: conhecimento, agência e cuidado?
Este foi o mote para o workshop NEB Stewardship Lab #1 Lisbon Edition, organizado pelo IADE com o objetivo de destacar alguns dos melhores case-studies realizados, até agora, pela equipa de coordenação do NEB Stewardship Lab.
Sendo a sustentabilidade um tema que está na ordem do dia, a sociedade europeia precisa, mais do que nunca, da contribuição das universidades e outras instituições de ensino superior.
Os resultados do workshop após discussão foram muito interessantes e percebeu-se que existe uma cultura comum de sustentabilidade que tem vindo a crescer, sobretudo porque deixa de ser uma linguagem técnica e começam a existir muitos projetos que nos tocam, motivam, interessam, e sobretudo apelam um público mais jovem como é o caso dos estudantes.
No final, após o debate construiu-se um modelo assente em tês pilares: Knowledge, Agency e Care, por se considerar que existe uma relação direta entre estes três conceitos teóricos, e demostrou-se a sua evidência nos vários projetos que o grupo de trabalho NEB S LAB, tem vindo a identificar.