Campanha "Uma Árvore pela Floresta" agora com venda online
A QUERCUS e os CTT voltam a ser parceiros na iniciativa "Uma Árvore pela Floresta", que este ano entra na sua quinta edição. Esta parceria permite florestar com espécies autóctones diversas Áreas Protegidas e Matas Nacionais do nosso País, em particular as zonas mais afetadas pelos incêndios. Na edição de 2018 estão à venda dois kits, um sobreiro e uma azinheira, por 3,50 euros cada, disponíveis em mais de 400 Lojas CTT espalhadas por todo o País. Pela primeira vez, os kits também estarão disponíveis na Loja Online dos CTT.
Os kits vendidos são convertidos em árvores, de espécies autóctones, que serão plantadas em áreas ardidas e/ou zonas classificadas do território nacional, na primavera de 2019. Desde o início do projeto já foram plantadas 80 mil árvores.
Para João Branco, Presidente da Quercus, “A Quercus e os CTT têm vindo, ao longo dos últimos anos, a colaborar ativamente em várias acções de sustentabilidade ambiental ligadas à defesa da floresta autóctone portuguesa. Através da colaboração com várias entidades e voluntários, colhem-se sementes para produzir plantas, plantam-se árvores e arbustos, cuidam-se de bosques, previnem-se os fogos florestais e promove-se a educação ambiental através da preservação da biodiversidade e da floresta.”.
“Os CTT no âmbito da sua política de sustentabilidade voltam a associar-se à iniciativa “Uma Árvore pela Floresta”, em parceria com Quercus” diz Miguel Salema Garção, Diretor de Marca e Comunicação dos CTT. “Os kits “Uma Árvore pela Floresta” estão à venda em 400 Lojas CTT distribuídas pelo país, bem como online através do site dos CTT, até ao final do ano 2018. Todos aqueles que aderirem à iniciativa estarão, desta forma, a contribuir para a reflorestação das zonas afetadas pelos incêndios em Portugal, uma vez que a Quercus irá plantar uma espécie autóctone por cada kit vendido, em zonas classificadas e áreas ardidas. Convidamos a mais uma grande adesão do público este ano, com vista à promoção de uma floresta nacional mais resistente.”
Este projeto, vencedor em 2015 do prémio Green Project Awards na categoria "Iniciativa de Mobilização" e do prémio Ambiente da PostEurop em 2016, uma organização afiliada das Nações Unidas, permite que os portugueses contribuam para a criação de bosques mais sustentáveis e resistentes a incêndios e promove a sensibilização para a importância da biodiversidade e da prevenção dos incêndios florestais.
A edição de 2018 conta ainda com a contribuição dos estudantes do Mestrado em Design e Publicidade do IADE-Universidade Europeia que, no âmbito da disciplina Narrativas e Storytelling, formularam as soluções criativas desta campanha de comunicação.
Acompanhe o projeto e registe a sua árvore em http://umaarvorepelafloresta.quercus.pt/