Congresso Internacional “Maria Teresa Horta e a Literatura Contemporânea: De Espelho Inicial (1960) a Estranhezas (2018)”
O Congresso Internacional “Maria Teresa Horta e a Literatura Contemporânea: De Espelho Inicial (1960) a Estranhezas (2018)”, terá lugar nos dias 8, 9 e 10 de maio de 2019, no Palácio Fronteira e na Reitoria da Universidade de Lisboa.
Marco incontornável na literatura contemporânea, a obra de Maria Teresa Horta abarca praticamente sessenta anos da história, da cultura e da literatura portuguesas.
O presente congresso pretende revisitar e refletir sobre a ficção e não-ficção da autora, que ao longo de todo o seu percurso revela uma grande versatilidade e um domínio também ele subversivo da palavra poética, desafiando as convenções sociais.
A variedade de géneros que cultiva permite um diálogo com escritores e escritoras seus contemporâneos, portugueses e estrangeiros, numa troca constante entre várias literaturas de diferentes épocas.
Maria Teresa Horta foi o nome proposto pela Sociedade Portuguesa de Autores para a candidatura portuguesa ao Nobel da Literatura 2019.
________________________
Durante o congresso, a 9 de maio, pelas 15h30, na Sala de Reitores da Universidade de Lisboa, será lançado o livro «Visitações de a Dama e o Unicórnio de Maria Teresa Horta», da autoria dos Professores Anabela Galhardo Couto, Rodrigo Sobral Cunha e Fábio Mário da Silva, uma co-edição da UNIDCOM-IADE e do Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
________________________
A Cinemateca Portuguesa, Museu do Cinema associa-se ao congresso acolhendo a 9 de maio, pelas 18:30, a mesa-redonda Cineclubismo em Portugal: Encontro com Maria Teresa Horta com a exibição da Curta Metragem “Verão Coincidente” de António de Macedo e exibição de entrevista de Elvis Veiguinha a Maria Teresa Horta.
Participará Maria Teresa Horta, Manuel Neves (ABC – Cineclube de Lisboa), Carlos Coelho (Federação Portuguesa de Cineclubes, Espalhafitas – Cineclube de Abrantes), Susana de Sousa Dias (realizadora), com moderação de Anabela Galhardo Couto (IADE – Faculdade de Design, Tecnologia e Comunicação da Universidade Europeia) e José Manuel Costa (Cinemateca).