Docente do IADE desenvolve artigo científico dedicado à dependência online no contexto pandémico
A docente Patrícia Silveira, coordenadora académica no IADE – Universidade Europeia, publica o artigo “A Communication Study of Young Adults and Online Dependency during the COVID-19 Pandemic” inserido no prestigiado jornal internacional de Sociologia, Societies, de publicação bimestral online através do MDPI.
O artigo propõe-se a investigar as perceções de jovens adultos universitários – entendidos como geração Z – sobre suas práticas de media digital, particularmente durante a pandemia, e, posteriormente, estudar as consequências de uma conexão permanente com estes formatos no desenvolvimento do vício da internet.
Este artigo foi desenvolvido pela professora do IADE em conjunto com o professor Ricardo Morais, do IADE – Universidade Europeia e do LabCom — Comunicação e Artes, da Universidade da Beira Interior, e com a professora Simone Petrella, professora e investigadora do Centro de Investigação em Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho, da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais e do Centro de Estudos Filosóficos e Humanísticos da Universidade Católica.
Os autores procuraram segmentar um grupo de utilizadores específico, quantificar seu consumo e medir suas experiências online. Os resultados apontam para um aumento da dependência da Internet durante o confinamento.
O estudo permitiu concluir também que mais de metade dos inquiridos considera que a Internet é indispensável em algumas ocasiões da sua vida e revelam sentir algumas das consequências do uso excessivo, como a adição às redes sociais ou as perturbações de sono. Alguns dos inquiridos revelaram ainda que estar na Internet é uma atividade preferencial comparativamente a outras atividades, como estar com o/a namorado/a ou com os amigos.
Os resultados obtidos revelam que existe uma associação entre o consumo online e as perturbações de sono para quase metade dos jovens adultos inquiridos. As principais consequências para a saúde provocadas por um consumo online excessivo estão relacionadas com a utilização excessiva do online, sobretudo no período da noite e com a qualidade do sono. Alguns inquiridos admitem que experienciam sentimentos negativos e reações emocionais adversas, como instabilidade, depressão e nervosismo, quando não estão no online.
O artigo “A Communication Study of Young Adults and Online Dependency during the COVID-19 Pandemic” está disponível online para todos os que quiserem consultar.