Docente do IADE nomeada curadora da Coleção de Arte Contemporânea do Estado (CACE)
Coordenadora da Licenciatura de Fotografia e Cultura Visual do IADE – Universidade Europeia, Sandra Vieira Jürgens, foi nomeada pelo Ministério da Cultura para ser a nova curadora da Coleção de Arte Contemporânea do Estado (CACE).
Sandra Vieira Jürgens substitui no cargo David Santos, que pediu em abril a exoneração de funções, que tinha assumido em 2016, “evocando motivos de ordem pessoal”, vindo a assumir a direção do Museu do Neo-Realismo, em Vila Franca de Xira.
Em 2019 e 2020, Sandra Vieira Jürgens coordenou a Comissão para a Aquisição de Arte Contemporânea, criada em 2019 e responsável pelo programa anual de aquisição de arte contemporânea. Foi curadora-geral da Bienal de Fotografia de Vila Franca de Xira em 2018 e 2020, desenvolveu o ciclo “COSMO/POLÍTICA” no Museu do Neo-Realismo e o Programa de itinerâncias da CGD/Culturgest, com a exposição “Contra a Abstração”.
Sandra Vieira Jürgens é licenciada em História de Arte e concluiu uma pós-graduação em História de Arte Contemporânea pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Tem ainda uma pós-graduação em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE) e é doutorada pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa.
Para além das funções que assume no IADE, é ainda curadora, professora universitária e investigadora do Instituto de História da Arte da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. É ainda vice-presidente da AICA Portugal – Associação Internacional de Críticos de Arte e autora do livro “Instalações Provisórias: Independência, autonomia, alternativa e informalidade. Artistas e exposições em Portugal no século XX” (2016).