Entrevista ao Reitor da Universidade Europeia
Associada a duas instituições pioneiras na formação em Design e em Marketing — o Instituto de Arte, Design e Empresa (IADE) e o Instituto Português de Administração de Marketing (IPAM), integra a maior rede privada de ensino universitário do mundo, do grupo norte-americano Laureate International Universities. Leia a entrevista completa aqui. [https://www.europeia.pt/content/files/entrevista_do_reitor_da_universidade_europeia_jornal_dia_15.pdf]
Porém, o grupo anunciou recentemente que irá reorientar os seus esforços para outros mercados, nomeadamente o Brasil, Chile, México e Peru. Resultante da transformação do Instituto Superior de Línguas e Administração (ISLA) em universidade, a Europeia tem, actualmente, 5.000 alunos de 54 nacionalidades, sendo a sua premissa a de formar profissionais para vencer em qualquer parte do mundo. O facto de as turmas serem de reduzidas dimensões permite que os professores atendam às especificidades de cada estudante. O ambiente no campus assenta no movimento pela educação inclusiva e reflecte a globalidade. A amizade e o espírito de entre-ajuda entre alunos de diferentes anos salta à vista.
**Abordagem hoiística no ensino de Educação Física
**No que diz respeito à oferta académica, mais vocacionada, por enquanto, para a gestão, turismo e hotelaria, a par da informática, design e publicidade, inclui 19 licenciaturas, seis licenciaturas pós-laborais, ii mestrados, três doutoramentos e dez diplomas (formação de executivos).
Uma das últimas apostas foi a licenciatura em Ciências do Desporto e da Actividade Física, em parceria com a Escuela Universitaria Real Madrid. O programa é orientado para que os estudantes desenvolvam competências utilizando uma abordagem holística no ensino da Educação Física, Treino Desportivo e Exercício e Saúde.
Leccionado na Fundação Inatel, inclui um semestre internacional na cidade madrilena. O que, aliás, se verifica transversalmente em quase todos os cursos, com programas de mobilidade, dando aos alunos a possibilidade de frequentar prestigiadas universidades internacionais através do Erasmus + (Europa) ou o Garcilaso (além-UE). Outro exemplo disso é a licenciatura em Games & Apps Development, leccionada em inglês, e que inclui um semestre obrigatório de mobilidade internacional, que pode ser realizado na Media Design School em Auckland (Nova Zelândia).