Entrevista - Inês Caleiro, Fundadora e presidente-executiva da Guava
Depois dos saltos geométricos da Guava terem conquistado as passarelas internacionais, Inês Caleiro tem agora de pensar em como dar o salto de gigante no negócio. Inês Caleiro, alumni do IADE-Universidade Europeia, fala do seu projeto numa entrevista à revista Forbes Portigal [https://www.forbespt.com].
Inês percebeu desde cedo que o seu caminho passava pelas artes. O gosto por trabalhos manuais é uma característica que tem desde criança. influenciada pelo avô que fazia artesanato. Enquanto tirava o curso de Design Gráfico no IADE-UE, o gosto pela moda foi ganhando forma.
Os acessórios, nomeadamente as jóias, dominavam os esboços dos seus cadernos. No último ano do curso não teve dúvidas de que precisava de se especializar numa área para vingar no mundo da moda. "Sempre achei que tinha de ir lá fora para beber informação e crescer um pouco mais", diz.
Começou a pesquisar escolas e acabou por se candidatar ao London College of Fashion. Apesar de a disciplina de joalharia ser a que captava quase toda a sua atenção, a tutora da cadeira de calçado desafiou-a a apresentar o projecto de final de curso nesta área.
"Adoro desafios. Mesmo tendo alguma aversão sinto que tenho de provara mim mesma que é algo que consigo fazer", comenta. Um impulso que lhe valeu o prémio de melhor aluna do curso e um estágio na Jimmy Choo. "Foi uma surpresa. Ninguém sabia onde iriam colocar os alunos", relembra.
Entrevista completa aqui