Estudantes do IADE projetam soluções criativas para dinamizar a cidade de Lisboa
O IADE – Faculdade de Design, Tecnologia e Comunicação da Universidade Europeia, juntamente com a Câmara Municipal de Lisboa (CML), desafiaram os estudantes da instituição a proporem soluções de gamificação (utilização de elementos de jogos em processos não lúdicos, para motivar ao máximo os utilizadores no desempenho de uma tarefa desejada) sobre a cidade de Lisboa, nomeadamente em relação a espaços públicos, equipamentos, rio Tejo, colinas, áreas verdes, monumentos, palácios, museus, gastronomia, tradições e história.
O desafio irá avaliar o contributo das propostas apresentadas pelos estudantes do IADE considerando os seguintes objetivos: reativação da economia da cidade, como por exemplo, através do turismo ou da cultura; promoção da sustentabilidade e mobilidade saudável; controlo da pandemia na cidade; e possibilidade da sua (futura) implementação pela CML.
Esta iniciativa é desenvolvida no âmbito do IADE OnBoard, uma plataforma dirigida aos estudantes da instituição que pretende estimular a sua criatividade através de participação em programas extracurriculares com organizações e casos reais, orientados por profissionais de referência em diferentes áreas. Visando estimular a criatividade, o IADE OnBoard pretende também desenvolver as hard e soft skills dos estudantes para os melhor preparar para o mundo profissional.
Durante a primeira imersão criativa do IADE OnBoard, cerca de 50 estudantes das áreas de Marketing, Publicidade, Design e Tecnologia participaram no desafio lançado pela CML. (ver aqui)
Como resposta ao desafio, as soluções de gamificação propostas pelos estudantes serão trabalhadas e apresentadas no próximo dia 26 de maio, das 14h às 18h, num bootcamp online. Os estudantes podem inscrever-se aqui.