Exposição de fotografia em Berlim: A Lisboa ‘sombria’ de Luís Mileu
Até 8 de setembro a exposição do fotógrafo português Luís Mileu, formado em Design Gráfico [http://www.iade.europeia.pt/cursos/licenciaturas/licenciaturas/design] pelo IADE, Oh Lisboa, your light, my shadow, que tem curadoria do realizador João Botelho, pode ser vista no espaço cultural do Camões, I.P. em Berlim.
Citando o Jornal de Letras, Artes e Ideias,
Num texto de apresentação da exposição, João Botelho, autor de películas como Um Adeus Português (1985) e mais recentemente de Os Maias (2014), compara as limitações e virtualidades da fotografia e do cinema, a propósito das fotografias de Luís Mileu (Estremoz, 1972), um designer gráfico de formação que a revista Sábado, num artigo de 2016, diz ser «um dos mais conhecidos instagrammers portugueses», tendo sido «um dos 60 selecionados pela rede social para uma exposição em Nova Iorque» - Curiouser and Curiouser: Down the Rabbit Hole, inserida na Photoville.
Ora, refere o realizador de A Corte do Norte (2009), as 28 fotografias de Luís Mileu «fixam magníficos instantes onde a violenta luz tanto fere como salva, onde a negra sombra tanto pode esconder almas assustadas, como atirar alguém para o mal absoluto. Esta ambiguidade, que o cinema não permite, estala aqui como grande triunfo. Em vez das palavras comuns, o silêncio impiedoso do olhar que revela»