IADE apoia retoma económica de pequenas empresas através da inovação e design
Para apoiar a recuperação económica de pequenas empresas locais afetadas pela pandemia de COVID-19, a UNIDCOM - Unidade de Investigação em Design e Comunicação do IADE – Faculdade de Design, Tecnologia e Comunicação da Universidade Europeia lançou a iniciativa “Support Local Business Through Design”.
Para apoiar a recuperação económica de pequenas empresas locais afetadas pela pandemia de COVID-19, a UNIDCOM - Unidade de Investigação em Design e Comunicação do IADE – Faculdade de Design, Tecnologia e Comunicação da Universidade Europeia lançou a iniciativa “Support Local Business Through Design”.
O projeto Support Local Business Through Design” é desenvolvido no âmbito do SDI.Lab (Strategic Design and Innovation Lab), um centro de investigação aplicada da UNIDCOM, em parceria com o CILAB da Escola de Design do Politecnico di Milano, dedicado a fomentar o talento e facilitar a transferência de conhecimento da academia para empresas, setor público e terceiro setor nas áreas de Strategic Design, Gamification, Innovation Management, Design Thinking, Innovation and Design Culture e Future Workplace Design.
Com recurso à aplicação de metodologias e ferramentas de design e inovação (focadas nos utilizadores, na colaboração e experimentação), o projeto “Support Local Business Through Design” pretende responder às necessidades das empresas, ajudando-as a adotar abordagens estratégicas de design e inovação, para enfrentarem da melhor forma os atuais desafios do mercado. O objetivo é ajudar os pequenos negócios nesta fase de desconfinamento, contribuindo para que possam enfrentar os desafios inerentes ao contexto atual, que exigirão uma mudança profunda nos hábitos de consumo, comportamentos e estilos de vida.
Para este efeito, foram gerados 12 conceitos de produtos e serviços por equipas multidisciplinares, com cerca de 100 participantes de 15 nacionalidades, que trabalharam num ambiente exclusivamente virtual em prol da recuperação económica local.
Estes novos conceitos estão focados em problemas concretos e pretende-se que sejam aplicados em áreas distintas como turismo, restauração, cultura, lazer e apoio às famílias e crianças. Um exemplo é a criação uma plataforma que permite ter experiências que aliam a comida à música/entretenimento através de pontos de contacto físicos e digitais.
Para uma maior abrangência, a iniciativa prevê ainda a parceria com associações empresariais locais e regionais, bem como de municípios de todo o país.