O IADE ganha a partir deste mês uma identidade visual renovada que reflete a evolução da marca e da instituição para uma faculdade moderna, que abraça a tecnologia e a digitalização.
O IADE ganha a partir deste mês uma identidade visual renovada que reflete a evolução da marca e da instituição para uma faculdade moderna, que abraça a tecnologia e a digitalização.
O rebranding resulta da evolução da instituição, mas também da própria sociedade, onde novas profissões e novas formas de ensinar emergem, e onde a tecnologia tem um papel preponderante.
A identidade visual renovada do IADE alia elementos originais (como o icónico edifício, o logo original e o logo atual) a novos elementos, nos quais se incluem novos padrões de proporção áurea, reconstrução sobre o preto e o branco, um novo tom de azul original “Azul-ejo” que reflete a Portugalidade, e uma nova fonte de letra grafitti, que espelha a cultura urbana da comunidade de criadores e um novo estilo fotográfico onde se apresenta as Pessoas que os estão a criar - os “Creating Creators”.
“A Escola da Criatividade está a evoluir para a Escola da Criação, com novas áreas de aprendizagem. Para se projetar na modernidade como uma Faculdade do Futuro, o IADE lançou a sua mais recente assinatura ‘Creating Creators’, estando agora a lançar uma identidade visual renovada que reflete toda a sua ambição de futuro. Um futuro cada vez mais apoiado na Criação e na Ciência”, afirma o diretor do IADE, Carlos Rosa.
O desafio era que a nova imagem do IADE construísse uma linguagem visual que comunicasse claramente o propósito e a estratégia da marca de uma forma própria, eficaz e inspiradora. Era, por isso, essencial que refletisse a perfeita união entre o passado dos seus 50 anos de história e o futuro, mantendo a personalidade única do IADE: espírito provocador, boémio, português e urbano.
O resultado é um símbolo moderno que reflete o mood urbano, provocante (mas não arrogante), boémio e não convencional, que caraterizam a personalidade da marca. É uma identidade que pretende enfatizar o espírito criativo e artístico, assim como os códigos visuais da moda e das artes.
A identidade visual evolui ainda para uma arquitetura de marca onde, sendo o IADE o grande protagonista, as suas iniciativas e organismos são assimilados numa identidade visual homogénea (Fábrica, Tuna, UNIDCOM, etc.). Ganha assim vida a nova identidade visual do IADE, que demonstra que para além do Design, há Ciência, e para além da Criatividade, há Criação.
Para conhecer o exercício que foi feito, é possível ver este vídeo .