IADE no Responsible Fashion Awards
Theresa Lobo, Investigadora e Docente do Mestrado em Branding e Design de Moda [https://www.iade.europeia.pt/cursos/mestrados/branding-e-design-de-moda] do IADE – Faculdade de Design, Tecnologia e Comunicação da Universidade Europeia, foi júri na segunda edição do concurso de moda sustentável da Polónia: o Responsible Fashion Awards (RFA).
Depois do sucesso da primeira edição do concurso Responsible Fashion Awards, no final de 2019. Este ano foi organizado pela International School of Costume and Fashion Design, MSKPU, a segunda edição do evento, que decorreu no Campus Vizja Park.
A Professora Theresa Lobo ressaltou o papel cultural da moda para um entendimento das mentalidades e revelou considerar muito importante a ligação entre a criatividade e o desenvolvimento de novos tecidos sustentáveis, que devem incorporar a beleza subtil que as peças de vestuário contêm.
O RFA foi o primeiro concurso, na Polónia, com foco no desenvolvimento ético e ecológico de produtos de moda para jovens designers e entusiastas da sustentabilidade. Foi idealizado pela escola MSKPU, a única escola no país que adopta práticas e ensina CSR – Corporate Social Responsibility, um modelo de gestão de marcas que contribui para que as empresas se tornem relevantes e tenham um impacto positivo a nível económico, social e ambiental. “O objetivo do concurso é principalmente promover a moda sustentável e soluções sustentáveis, tanto tecnológicas como estéticas. Através do concurso, queremos também promover jovens designers que sejam empáticos, sensíveis e comprometidos com o conceito de moda responsável "- disse a Professora Doutora Magdalena Płonka (PhD do IADE-EU), diretora de MSKPU e conferencista de CSR.
Os membros estrangeiros do Júri não puderam comparecer pessoalmente ao evento, mas conectaram-se com Varsóvia através do website, graças ao qual puderam ver os projetos dos participantes deste ano, fazer perguntas e escolher o melhor projeto. O júri foi composto por Ola Bąkowska (gerente de projeto de têxteis circulares nCircle Economy), Magdalena Floryszczyk (conferencista MSKPU, marca LABO), Wiktoria Frankowska (graduada em MSKPU, vencedora da 1ª edição da RFA), Dobrosława Gogłoza (chefe de estratégia at All Hands Agency), Bram Jespers (Professor The Royal Academy of Fine Arts Ghent), Katarzyna Szpicmacher i Aleksandra Kantor (BIO2materials), Martyna Kozłowska (coordenador da campanha anti-peles da Fundação Viva), Theresa Lobo (Professora do IADE-EU, Portugal), Anna Miazga (Especialista e Inovadora em Desenvolvimento Sustentável na Moda), Giovanni Otonello (Professor de Design IED Milano), Piret Puppart (Professor KA- Academia Estónia de Belas Artes), Dra. Magdalena Płonka (Diretora MSKPU e Professora CSR), Anna Sołtys (Diretora do Escritório de Produto Reservado), Ricardo Terzo (Vogue Italia) e Michał Zaczyński (Jornalista, crítico de moda).
Após longas deliberações Ewelina Szymańska foi premiada com o título de melhor entre os 10 concorrentes. “A inspiração do meu projeto foi a nostalgia, um sentimento que a maioria de nós sente hoje. Para mim, a época em que morei na Grã-Bretanha era nostálgica. Foi aqui que nasceu minha paixão pelo design de moda. O primeiro museu que visitei em Londres foi a Tate Modern. Fiquei muito fascinada com a arquitetura deste edifício, e foi esse elemento, que inspirou a minha coleção. As pinturas abstratas influenciaram a criação das ilustrações que eu fiz usando tintas de tecido ecológicas ", afirmou Ewelina, a vencedora do RFA, que recebeu um prémio monetário, a oportunidade de participar no curso de Sustentabilidade e Responsabilidade na Moda, um ano de bolsa para estudar na MSKPU, a oportunidade de apresentar as coleções completas no MSKPU Diploma Show 2021 e tecidos ecológicos da LPP para a criação da coleção.