IADE-Universidade Europeia homenageia escritor Raul Brandão
O IADE-Universidade Europeia, em colaboração com a Câmara Municipal de Sintra, organiza o Colóquio “Primavera Eterna”, para celebrar dos 150 anos do nascimento do escritor Raul Brandão e para assinalar o centenário da sua obra “Húmus”. O Colóquio terá lugar no Salão Nobre do Palácio de Seteais, em Sintra, de 25 a 27 de maio.
A cerimónia de abertura conta com a presença do Ministro da Cultura, Luís Filipe Castro Mendes, do Presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta, e do Diretor do IADE-Universidade Europeia, Carlos Duarte.
Ao longo de três dias, nomes ilustres da cultura portuguesa vão homenagear o escritor, que o poeta Teixeira de Pascoais considerou “maior escritor de Portugal e, talvez, o maior do nosso tempo”. Vítor Pena Viçoso, Anabela Galhardo Couto, Miguel Real, Joaquim Domingues, Manuele Masini, Ricardo António Alves e Rita Martins serão os oradores do primeiro dia. Luísa Barahona Possolo, Rodrigo Sobral Cunha, José Manuel de Vasconcelos, Fernando António Baptista Pereira, Margarida Acciaiuoli, Vasco Rosa e Renato Epifânio serão os convidados do segundo dia. António Braz Teixeira, Maria Helena Serôdio, Samuel Dimas, Carlos J. F. Jorge, Elísio Gala e Edward Ayres de Abreu encerram o colóquio.
Para Rodrigo Cunha, Coordenador das edições IADE – Universidade Europeia e responsável pela iniciativa “_o colóquio Primavera Eterna perpetua a tradição do IADE – Universidade Europeia no acolhimento de iniciativas que celebram a cultura portuguesa e grandes nomes da nossa história. A cultura e a arte estão no ADN do IADE – Universidade Europeia e dos seus fundadores e, através deste colóquio, fazemos uma justa homenagem a um grande escritor e reafirmamos a importância da literatura portuguesa”.
_A iniciativa termina com a realização de uma visita ao Convento dos Capuchos guiada por Miguel Real, segundo um texto de Raul Brandão.