IADE-Universidade Europeia propõe código de boas práticas no Marketing Escolar
Encontro, que decorre a 9 de fevereiro no Campus de Carnide da Universidade Europeia e do IPAM, pretende apresentar uma proposta de Código de Boas Práticas para auto-regular as ações de marketing & comunicação em ambiente escolar.
O IADE – Universidade Europeia, o IPAM e a Revista Portuguesa de Marketing organizam a primeira edição do International Youth Marketing and Media Forum (IYMMF), uma conferência que pretende aprofundar os principais desafios do marketing infantil nos meios de comunicação social e em ambiente escolar. A conferência, terá lugar no próximo dia 9 de fevereiro, a partir das 9h30, no Campus de Carnide da Universidade Europeia e do IPAM em Lisboa.
A conferência IYMMF reúne mais de 30 oradores nacionais e internacionais, vários especialistas em marketing de diferentes instituições e tem como objetivo debater os principais desafios colocados pelo desenvolvimento do in-school Marketing e de ações planeadas pelos meios de comunicação para crianças e jovens em ambiente escolar.
Aliando professores, estudantes e responsáveis de organizações de todo o mundo, a IYMMF pretende validar um “Código de Boas Práticas”, para ser usado como ferramenta de autorregulação, uma vez que o impacto das ações de marketing e o apelo das marcas no desenvolvimento infantil necessita de orientação e de legislação adequada.
A conferência terá como oradora principal Caroline Oates, investigadora e docente de Marketing na escola de Gestão da Universidade de Sheffield, no Reino Unido. A especialista vai abordar a (in) capacidade das crianças reconhecerem a publicidade em diferentes formatos, a tendência de utilizar o marketing para promover comportamentos pouco saudáveis, o aparecimento de comunicações integradas e o papel dos pais neste ambiente. Caroline Oates vai apresentar a sua própria pesquisa e a dos seus alunos de doutoramento para expor este tema.
Ao longo da conferência serão ainda discutidos desafios como: marketing e atividades de comunicação para crianças e a avaliação do seu impacto; Como é que as atividades de marketing na escola se encaixam com a responsabilidade corporativa das organizações públicas-privadas; ética das atividades de marketing na escola; obesidade infantil e outras doenças relacionadas com alimentos e bebidas e qual o papel dos profissionais de marketing no bem-estar das crianças; marketing digital dirigido a crianças e marketing das organizações não-governamentais (ONGs) dirigido a crianças, entre outros.
A International Youth Marketing and Media Forum tem como comité científico Isabel Farinha (IADE/Universidade Europeia); Luísa Agante (Faculdade de Economia da Universidade do Porto) e Patrícia Silveira (IADE/Universidade Europeia; Universidade do Minho/CECS).