Investigadores do IADE unem-se ao Centro Materno Infantil do Norte para humanizar os cuidados à maternidade
Investigadores da UNIDCOM/IADE associaram-se ao Centro Materno Infantil do Norte (CMIN) para desenvolver um projeto que visa humanizar os cuidados à maternidade, através de uma abordagem multidisciplinar focada nas pessoas, envolvendo as áreas da saúde e do design.
O projeto intitulado “Humanizing the Maternity Care Through Design” arrancou no passado dia 31 de maio e insere-se nas atividades do Strategic Design and Innovation Lab (SDI.Lab), uma parceria entre a UNIDCOM/IADE – Unidade de Investigação em Design e Comunicação da Faculdade de Design, Tecnologia e Comunicação da Universidade Europeia e a Escola de Design do Politécnico de Milão.
O projeto pretende desenhar a experiência macro da utente (jornada) e microexperiências detalhadas (pontos de contato) dos cuidados à maternidade, considerando toda a envolvência, pessoas, lugares, objetos, regras, relacionamentos e bloqueios. Ao serem projetadas essas microexperiências em toda a jornada dos cuidados à maternidade, ou seja, antes, durante e após a intervenção, permite oferecer um cuidado mais direcionado e humano às utentes e melhorar o envolvimento das principais partes interessadas.
Os investigadores envolvidos procuram alavancar para outra dimensão os cuidados assistenciais na saúde da mulher, com a expectativa de que tenha um impacto positivo na experiência dos utentes (grávidas, bebés e famílias), durante a gravidez e no parto, e nos profissionais de saúde. Perceber de que forma o design de experiências pode melhorar a humanização dos cuidados à maternidade, reforçando o relacionamento dos utentes com a maternidade ao longo do tempo.
O projeto procura estimular a adoção de uma nova visão sobre os cuidados médicos, adequada às necessidades, expectativas e limitações das mães do Séc. XXI, que não será a mesma que foi proporcionada às grávidas há vinte anos. Para tal, o projeto adotará práticas participativas, envolvendo as grávidas e demais partes interessadas no processo desde as etapas iniciais até à solução.
Para Rui Patricio, coordenador do Strategic Design and Innovation Lab (SDI.Lab), “a possibilidade de participar num projeto deste tipo aumenta consideravelmente a minha capacidade de realizar investigação de excelência e de ajudar a dar resposta a um importante desafio societário”.
“O design deve estar cada vez mais ao serviço da sociedade e dos cidadãos”, afirma Emília Duarte, coordenadora científica da UNIDCOM/IADE, pelo que projetos interdisciplinares como este são fundamentais, não só para a afirmação da área do design como, também, para a resolução de muitos problemas complexos que a humanidade enfrenta na atualidade. “É fantástico poder ver investigadores da UNIDCOM/IADE envolvidos em projetos de investigação aplicada onde o design e a saúde estão de mãos dadas, ao serviço das populações” rematou a docente.
Mais informações sobre este projeto inovador, disponíveis nesta notícia.