“Blue Circular” Projeto de Investigação e Inovação em Espaço Marítimo
O Blue Circular Post Branding Project é um projeto da UNIDCOM em parceria com o projeto “A Pesca por um Mar sem lixo”, promovido pelo Ministério do Mar e desenvolvido pela Docapesca/ Associação Portuguesa do Lixo Marinho (APLM).
Este projeto tem o intuito de melhorar a gestão de resíduos a bordo das embarcações de pesca e sensibilizar os pescadores para a importância da doação ou manutenção de boas práticas ambientais, para que seja possível o melhoramento das condições ambientais da zona costeira e a preservação dos ecossistemas marinhos portugueses.
O Blue Circular Postbranding Project compromete-se a desenvolver um trabalho que procura abranger, tanto o campo social, envolvendo a comunidade piscatória; como o estabelecimento de parcerias entre associações/instituições/empresas que tenham uma visão similar à sua para que juntos consigam alcançar o pretendido, ou seja, a minimização de plástico nos ecossistemas marinhos; a que se associa o domínio da inovação, de modo a explorar a transformação destas matérias-primas em pellets e, consequentemente, em matéria para execução de produtos duradouros e, por fim mas não menos importante, o domínio do eco-design.
Em janeiro de 2020, Blue Circular PostBranding Project da UNIDCOM/IADE concorreu, durante a sua fase de execução, ao BlueInvest Readiness Assistance, tendo sido um dos projetos selecionados (em 200 propostas). Esta iniciativa contou com o apoio da Comissão Europeia e suporte de gestão e de operacionalização da PwC Luxemburgo.
Se gostava de colaborar com o projeto ou se pretende apresentar uma ideia, deve preencher o seguinte formulário.