Observatório, “O Drone do IADE”
O Mundo mudou outra vez, e agora? Já não é preciso esperar mais 20 anos para assistirmos ao aparecimento de novas tendências quer sejam de consumo, tecnologia, lifestyle ou moda.
Não quisemos esperar mais tempo e questionámo-nos: “Como é que podemos ser melhores? Como é que podemos marcar pela diferença?” A nossa resposta a estas perguntas foi: “Através do olhar, sabendo observar!”, e assim nasceu o Observatório do IADE.
A principal premissa da criação do Observatório é a vontade de inovar e garantir que a faculdade está já preparada para as mudanças profundas que a um ritmo vertiginoso, se observam no contexto global, com impacto tanto na área do ensino como também na do mercado de trabalho.
Este é o nosso projecto e a nossa aposta. Dirigir o nosso foco de atenção, como uma espécie de “drone” que “sobrevoa”, sobre aquele que é o nosso terreno de ação e observação, fértil em informação que nos permite agir, melhorar e intervir em direcção à tão esperada mudança.
Por esse motivo, o Observatório desenvolve o seu trabalho principalmente no exterior da Faculdade, atento aos jovens, novos alunos e futuros profissionais. “Sobrevoa”, observa e interage nos vários contextos, com os seus intervenientes (alunos, professores e empregadores). Identifica, diagnostica e analisa os desafios e as tendências com impacto no futuro do ensino e do mercado de trabalho e das profissões.
Atentos ao que nos rodeia, queremos compreender, como é que as próximas gerações irão impactar e transformar o mundo à sua volta.
Sandra Rodrigues Coordenação do Observatório - Fábrica
IADE - Faculdade de Design Tecnologia e Comunicação da Universidade Europeia