Professor do IADE cria puzzle de estimulação cognitiva
English version below O professor do IADE – Faculdade de Design, Tecnologia e Comunicação da Universidade Europeia João Bernarda criou um puzzle de estimulação cognitiva por forma a contribuir para o desenvolvimento do setor social. O designer apostou em diferentes vertentes da sua área de estudos e tem contribuído grandemente para o setor social, facilitando a vida daqueles que têm dificuldades cognitivas.
Juntou-se à Junta de Freguesia da Estrela, parceiro do IADE e, em colaboração com a unidade de intervenção social da junta o professor e designer identificou algumas atividades interessantes para os psicólogos desenvolverem com os utentes mais velhos, começando por elaborar ações de estimulação cognitiva e de memória.
Durante vários meses, a tarefa do designer era assistir a atividades realizadas por técnicos de diferentes instituições com utentes de várias idades e com patologias diferentes. Depois elaborou formatos do puzzle em cartão e, mais tarde, com o auxílio de mecanismos de prototipagem rápida (impressão 3D) para conseguir fazer melhorias ao protótipo.
“A prática do jogo estimula a verbalização. O objetivo é mover as peças e analisar a imagem fração a fração de forma a que consigam visualizar tudo com mais pormenor. Ao existir uma maior descrição, há diálogo, o que oferece oportunidade aos técnicos de explorar mais temáticas. No que toca a resultados nos centros que já aplicaram o jogo, posso dizer que as áreas que conseguiram trabalhar foram a perceção visual, a cognição verbal, a motricidade e o discurso de cada utente. O jogo agiliza o utente a conversar um pouco mais”, esclareceu o professor.
Notícia completa aqui.
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The professor of IADE - Faculty of Design, Technology and Communication of Universidade Europeia João Bernarda created a cognitive stimulation puzzle in order to contribute to the development of the social sector. The designer bet on different aspects of his area of studies and has greatly contributed to the social sector, facilitating the lives of those who have cognitive difficulties.
He joined Junta de Freguesia da Estrela, a partner of IADE and, in collaboration with the social intervention unit of the council, the professor and designer identified some interesting activities for the psychologists to develop with the older users, starting by elaborating cognitive and memory stimulation actions.
For several months, the designer's task was to watch the activities carried out by technicians from different institutions with users of various ages and with different pathologies. Then he elaborated formats of the puzzle in cardboard and, later, with the help of rapid prototyping mechanisms (3D printing) to be able to make improvements to the prototype.
"The practice of the game stimulates verbalisation. The aim is to move the pieces and analyse the image fraction by fraction so that they can visualise everything in more detail. As there is more description, there is dialogue, which gives the technicians the opportunity to explore more themes. With regard to the results in the centres that have already applied the game, I can say that the areas that have managed to work are visual perception, verbal cognition, motor skills and the speech of each user. The game speeds up the user to talk a little more", clarified the teacher.