Professora e alumna do IADE expõem na Galeria Monumental

Até ao próximo dia 2 de junho, quinta-feira, é possível conhecer as exposições de desenho da professora Joanna Latka e da estudante Margarida Alfacinha, na Galeria Monumental, em Lisboa.
  • Notícias
  • Professora e alumna do IADE expõem na Galeria Monumental

Professora e alumna do IADE expõem na Galeria Monumental

23 maio 2022

Até ao próximo dia 2 de junho, quinta-feira, é possível conhecer as exposições de desenho da professora Joanna Latka e da estudante Margarida Alfacinha, na Galeria Monumental, em Lisboa.

A professora Joanna Latka dá a conhecer a sua nova série de desenho nesta sua exposição “Sanatório sob o Signo da Clepsidra”, inspirada nos contos de um dos livros mais famosos do escritor polaco, Bruno Schulz, com o mesmo nome.

São histórias situadas num lugar e num tempo indeterminados, num cruzamento surrealizante de passado e presente, na fronteira entre o real e o onírico, que dialogam de forma singular com o poder e a energia expressiva do imaginário de Joanna Latka, numa cumplicidade artística de dois aventureiros que se lançam por territórios onde não cabe aquilo a que Schulz chamou “a beleza moribunda, fechada, dos nossos museus.”

Por sua vez Margarida Alfacinha, antiga estudante do IADE, apresenta a exposição “Viva Voz”, que pretende ser um grito a romper o silêncio que cobre a vida das mulheres, no caso o percurso de vida de uma mulher artista.

“Este trabalho é o caminho de uma voz que foi silêncio, calada no tempo, traçada no espaço, impressa na tela e no papel. É a voz que se insurge contra a palavra calada, sumida, silenciada. A palavra muda, o risco, o rasgo e o grito confundem-se, misturam-se, fundem-se. É a mulher que diz, a mulher que fala, a mulher que sofre, a mulher que cala. É a mulher que luta e contribui. É o caminho do tempo que é passado, tornado presente, que finalmente se expressa e fala, que nunca mais se cala. Margarida Alfacinha traçou um percurso feito às curvas, aos esses, aos tropeções. Caminho da verdade, da revolta, da luta de ser mulher, mãe e artista. Esta voz é o lugar da liberdade de ser, sentir e de existir, mulher.”

As exposições estão disponíveis de terça a sábado, das 15h às 19h30, na Galeria Monumental situada no Campo dos Mártires da Pátria, em Lisboa. Todas as informações disponíveis no site da Galeria Monumental.

Estudantes do IADE Criam Jogos de Tabuleiro Inovadores no Desafio Criativo IADE'24
11 novembro 2024
Ler mais
IADE: A criatividade no ADN
5 novembro 2024
Ler mais

Share