Professores da Universidade Europeia e do IPAM contribuem para novo manual sobre o Ensino Superior em Portugal
“Ensino Superior em Portugal: Missões, Políticas e Práticas” é o mais recente manual sobre o setor da Educação no nosso país, publicado pelo Grupo Almedina, e que conta com as análises e reflexões de docentes da Universidade Europeia e do IPAM.
Numa sociedade em permanente mudança, mais do que um diploma que lhes confere qualificações para o mundo do trabalho, os estudantes do ensino superior devem procurar uma educação diversificada e multifacetada que lhes permita uma participação social ativa e intencional. Afinal, serão os estudantes do ensino superior de hoje quem assumirá, no futuro, o poder político, económico e educacional, estando nas suas mãos a sociedade que resultará, em larga medida, dessa formação pessoal, profissional e social.
Neste sentido, o sistema de ensino superior, enquanto elo integrador entre as necessidades da sociedade e as políticas educativas de formação de quadros profissionais altamente qualificados, deverá contribuir para desencadear processos globais de desenvolvimento dos cidadãos, e do país, e deve ser considerado como alavanca articuladora, tanto de um ensino de graduação como de pós-graduação, de qualidade.
Este retrato do ensino superior português, além de abordar uma vertente histórica, procura também refletir sobre orientações e práticas, através de uma colectânea de textos assinados por Diana Dias, Ricardo Carvalho, Ricardo Jorge Morgado, João Atanásio, Daniela Lousada, Isabel Moço e Maria Isabel Roque. Em coautoria com Elsa Justino, Madalena Fonseca, Samuel Vilela e Sandra Gomes partilham a sua visão sobre o estado do ensino superior em Portugal, em vários capítulos temáticos.
“Ensino Superior em Portugal: Missões, Políticas e Práticas” intregra a coleção de Manuais Universitários da Almedina, onde se encontram, entre outros, autores como Diogo Freitas do Amaral, Jorge Miranda, Jorge Bacelar Gouveia e Adriano Moreira.