Projecto do grupo IDEAS()EVOLUTION com o grupo Impresa
Realizou-se esta quarta-feira dia 28 de junho a apresentação final dos projectos de Inovação desenvolvidos ao longo de 4 meses por 30 colaboradores do Grupo Impresa no âmbito do Projeto de investigação aplicada para a transferência de conhecimento da Metodologia de Design Thinking IDEAS(R)EVOLUTION.
Os resultados finais dos 6 grupos excederam as expectativas da Administração do Grupo Impresa, tendo sido o trabalho do grupo de investigação bastante elogiado pois todo o processo motivou e envolveu as pessoas ao longo das 6 sessões de trabalho, criou-se um espirito iniciador de uma cultura de inovação, e estas 30 pessoas são agora dinamizadores internos dos processos de colaboração e de design thinking para a inovação. Uma das ideias que será já implementada é um HUB interno de inovação inspirado na vivência e aprendizagem que tivemos nestes 4 meses connosco.
Dois dos projetos foram imediatamente aprovados pela administração para iniciar a fase de pilotagem e desenhado da sua implementação! O que é fantástico, deixa-nos muito orgulhosos e demonstra o profissionalismo e empenho (paixão) que estes colaboradores colocaram na apresentação da sua ideia de inovação. Com recurso aos meios técnicos e know how humano do Grupo Impresa os vídeos pareciam finais e que "amanhã" os novos produtos seriam emitidos.
Não podemos deixar de também felicitar os alunos do IADE-Universidade Europeia do primeiro ano da cadeira de Comunicação Publicitária e do terceiro ano de Branding que, na semana passada, apresentaram os seus trabalhos ao Grupo Impresa, cujo foco era a inovação para os segmentos jovens, pois os seus resultados foram também muito elogiados pela Administração.
Dados os resultados extremamente positivos atingidos, a colaboração / parceira com o Grupo Impresa tem desenvolvimentos muito positivos para os alunos do IADE-Universidade Europeia:
1- Estamos a criar um IMPRESA/IADE - Digital Media LAB para alunos e ex-alunos do IADE-UE participarem em projetos reais de publicidade para o digital do Grupo e para Marcas externas ao Grupo que deverá ter início em Setembro / Outubro;
2- O grupo de investigação IDEAS(R)EVOLUTION vai acompanhar o desenho final das ideias aprovadas e "ajudar" a construir a sua estratégia de implementação
Quero AGRADECER de uma forma clara e emotiva a oportunidade que nos foi dada pelo Grupo Impresa na pessoa do seu Chief Technological Officer Dr. Raul Carvalho das Neves e agora na construção do Digital Media LAB também do Chief Financial Officer Rogério Canhoto.
TUDO isto só foi possível com a colaboração e visão incansáveis da Professora Doutora Susana Leonor, da Professora Sofia Martins, do Professor António Mendes...e claro da motivação e dedicação que a maioria dos alunos das todas as turmas envolvidas colocaram na resposta a este desafio...
Américo Mateus - IDEAS(R)EVOLUTION research group coordinator