Reduzir o abandono escolar exige medidas concretas, alertam especialistas no Encontro de Provedores do Estudante

Reduzir o abandono escolar exige medidas concretas, alertam especialistas no Encontro de Provedores do Estudante

11 fevereiro 2025

O III Encontro Intercalar de Provedores do Estudante, realizado no dia 7 de fevereiro na Universidade Europeia, destacou a urgência de estratégias eficazes para combater o abandono escolar e garantir o sucesso académico dos estudantes do ensino superior.

Durante o evento, organizado pela Rede Portuguesa de Provedores do Estudante do Ensino Superior (RPPES), especialistas do setor abordaram desafios críticos e propuseram soluções concretas para reforçar o apoio aos estudantes.

O Ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre, marcou presença na sessão de abertura e sublinhou a importância dos Provedores do Estudante, destacando a qualidade das instituições de ensino superior nacionais: "Portugal é visto como um País que qualifica ao mais alto nível. Há muita ambição por parte das nossas instituições superiores".

A sessão plenária inicial centrou-se no contributo dos parceiros institucionais, com Joaquim Mourato (DGES) a enfatizar a necessidade de um reforço das políticas institucionais para evitar o abandono escolar. António Fontaínhas Fernandes (CNAES) defendeu uma maior articulação entre entidades reguladoras e instituições de ensino, enquanto Adalberto Campos Fernandes, professor e membro do Advisory Board da Universidade Europeia, alertou para a crescente necessidade de suporte emocional e psicológico aos estudantes. As mesas de trabalho evidenciaram diferentes perspetivas sobre os desafios da frequência académica.

Na sessão "No trilho das soluções", foram apresentadas iniciativas práticas para reforçar o apoio aos estudantes, incluindo o programa SuPERA, desenvolvido pela Universidade Europeia e pelo IPAM. Sara Rodrigues de Sousa e Gina Tomé explicaram como a iniciativa contribui para prevenir o abandono escolar, enquanto Pedro Neto Monteiro, presidente da Federação Académica, reforçou a importância da participação ativa dos estudantes na definição de políticas institucionais.

A reitora da Universidade Europeia, Hélia Gonçalves Pereira, destacou o compromisso da instituição na construção de um ensino superior mais inclusivo: "Queremos fazer a diferença no ensino superior através da inovação e pela capacidade de romper com o conservadorismo que ainda existe em grande parte das instiuições de ensino superior no nosso País.”

O evento terminou com um momento cultural proporcionado pela Tuna da Universidade Europeia (TUE), encerrando um dia de reflexão e partilha de boas práticas.

Com este Encontro, a Rede Portuguesa de Provedores do Estudante do Ensino Superior reafirma o seu compromisso em contribuir para melhorar a experiência dos estudantes no ensino superior.

Reduzir o abandono escolar exige medidas concretas, alertam especialistas no Encontro de Provedores do Estudante
11 fevereiro 2025
Ler mais
IADE e Liga Portuguesa Contra o Cancro juntos em projeto de literacia em saúde
3 fevereiro 2025
Ler mais

Share

Title

Lorem Ipsum

Title

Lorem Ipsum