Universidade Europeia, IADE e IPAM inovam modelo académico

Aliando aulas presenciais com aulas à distância e uma forte componente tecnológica, o modelo Experiential Learning Hyflex tem como conceito a personalização dos processos de ensino e de aprendizagem, de acordo com os diferentes ritmos e necessidades dos estudantes. 
  • Notícias
  • Universidade Europeia, IADE e IPAM inovam modelo académico

Universidade Europeia, IADE e IPAM inovam modelo académico

27 agosto 2020

Aliando aulas presenciais com aulas à distância e uma forte componente tecnológica, o modelo Experiential Learning Hyflex tem como conceito a personalização dos processos de ensino e de aprendizagem, de acordo com os diferentes ritmos e necessidades dos estudantes. 

A Universidade Europeia, o IADE e o IPAM inovam no ensino em Portugal e, a partir deste ano letivo, vão diferenciar-se pelo seu novo modelo académico: Experiential Learning Hyflex.

Procurando responder aos desafios do presente e antecipar as necessidades de aprendizagem do futuro nas suas dimensões tecnológicas, o novo modelo de ensino da Universidade Europeia, do IADE e do IPAM combina as fundamentais aulas presenciais (que se mantêm como o pilar de atuação, mas que se tornam cada vez mais práticas e personalizadas), com as necessárias aulas à distância e a digitalização dos conteúdos, garantindo aos estudantes uma experiência de ensino imersiva e o acesso permanente à informação. Assente no princípio de “Problem-based learning”, o novo modelo de ensino, mais personalizado, e centrado no estudante, procurando fomentar os princípios de qualidade, internacionalização, tecnologia e aproximação às empresas e ao mercado de trabalho, com o objetivo de o preparar para ser, no futuro, um profissional global, com todas as competências para alcançar o sucesso profissional em qualquer parte do mundo.

O Experiential Learning Hyflex é uma jornada que combina o conhecimento humano e a tecnologia mais avançada. É um modelo académico flexível e personalizado que utiliza tanto a sala de aula física como as plataformas virtuais, redesenhando o ambiente de aprendizagem, permitindo o ensino tanto no campus como à distância.

Francisco Teixeira, Diretor-Geral, realça “as nossas instituições têm-se distinguido pela aposta na qualidade, internacionalização e metodologia de ensino exigente e próxima da realidade empresarial, que visa a participação ativa do estudante no seu processo de aprendizagem e desenvolvimento, preparando-o para uma carreira internacional”.

“Com a introdução do modelo académico Experiential Learning Hyflex pretendemos distinguir-nos, ainda mais, pela oferta académica inovadora e de referência, que aposta na autonomia do estudo, nas aulas flexíveis e na possibilidade de os estudantes usufruírem de conteúdos exclusivos que estarão permanentemente disponíveis através do seu telemóvel ou computador, em qualquer lugar”, reforça o responsável. Para a implementação do novo modelo académico, mais personalizado e dinâmico, a Universidade Europeia, o IADE e o IPAM capacitaram tecnologicamente os seus Campus em Lisboa – Quinta do Bom Nome (Carnide), Santos e Lispolis – e no Porto. Paralelamente, houve um investimento das salas de aulas, adaptando-as às atuais exigências, e em blocos digitais, isto é, em conteúdos digitais, masterclasses, webinars e workshops online que permitem aos estudantes aprender com os melhores profissionais de cada indústria. Para dar a conhecer este modelo académico foi criada uma página específica, por Instituição, que podem ser encontradas aqui. Com o novo modelo académico, a Universidade Europeia, o IADE e o IPAM pretendem, mais do que dar resposta à realidade atual, posicionar-se cada vez mais como uma referência no ensino em Portugal, contribuindo para a formação de profissionais de uma forma diferenciadora e colocando as necessidades dos estudantes e futuros profissionais no centro da equação.

Estudantes do IADE Criam Jogos de Tabuleiro Inovadores no Desafio Criativo IADE'24
11 novembro 2024
Ler mais
IADE: A criatividade no ADN
5 novembro 2024
Ler mais

Share