Universidade Europeia organiza primeira edição de Games for Good

De 12 a 14 de maio realiza-se, no Campus de Santos da Universidade Europeia, a primeira edição do evento Games for Good, uma game jam de responsabilidade social que tem como objetivo ajudar ONG’s, organizações de solidariedade social, instituições de utilidade pública e sem fins lucrativos a solucionar necessidades concretas através da criação de jogos.
  • Notícias
  • Universidade Europeia organiza primeira edição de Games for Good

Universidade Europeia organiza primeira edição de Games for Good

2 maio 2017

De 12 a 14 de maio realiza-se, no Campus de Santos da Universidade Europeia, a primeira edição do evento Games for Good, uma game jam de responsabilidade social que tem como objetivo ajudar ONG’s, organizações de solidariedade social, instituições de utilidade pública e sem fins lucrativos a solucionar necessidades concretas através da criação de jogos.

A Santa Casa da Misericórdia, a Amnistia Internacional, a Associação Nacional de Fibrose Quística, o Projeto EKUI (Associação LEQUE), a UWC Portugal, a CADin, a Florescer Associação de Educação Global, a Brigada do Mar e a Associação Mental8Works são as instituições que se associaram ao evento e que vão desafiar os participantes a colocar em prática as técnicas de criação de jogos e gamificação para resolver situações reais de cada uma das instituições.

Realizada pela primeira vez em Portugal, em parceria com Bee Engineering, Associação Nacional de Professores de Informática (ANPRI) e Ludoteca, a primeira edição de Games for Good conta ainda com o patrocínio de Amplify Creations, Pro Camera 2D, Pushstart e Walla Collective. O evento divide-se em duas categorias e tem inscrições limitadas a 80 participantes: Games for Good Jr dirigido a alunos do ensino secundário e Games for Good Pro destinado a criadores profissionais e estudantes do ensino superior.Mediante inscrição prévia em www.gamesforgood.pt, os alunos do secundário podem participar, nos dias 29 de abril e 6 de maio, em dois workshops paralelos e gratuitos, de 16 horas cada um, sobre desenvolvimento de jogos em Construct e em _Game Maker: Studio.

De 12 a 14 de maio, com o apoio dos mentores da ANPRI, os alunos do secundário juntam-se aos criadores profissionais e aos estudantes do ensino superior para, num ambiente descontraído, desenvolverem os desafios propostos pelas entidades participantes. Durante estes dias terão lugar _workshops sobre ideação, game design e gamificação, abertos aos participantes na game jam e ao público em geral.A Bee Engineering, através da sua unidade GameLAB, é a mentora das equipas participantes, ministra um workshop e vai fazer parte do júri. Segundo José Leal e Silva, Diretor Executivo da Bee Engineering, “ser parceiro da Games for Good reveste-se da maior importância para a Bee Engineering, na medida em que as técnicas de gamificação e de jogo corretamente aplicadas melhoram a eficácia de qualquer organização. Por esta via redobramos o apoio a organizações de solidariedade social, uma linha de ação que faz parte do nosso percurso desde o primeiro dia, e conseguimos colocar ao serviço do bem comum as melhores práticas de gamificação e de gaming. A nossa unidade GameLAB tudo fará para que do evento Games for Good saiam projetos geradores de valor para as organizações e os participantes”.

Para Manuel Menezes de Sequeira, coordenador da licenciatura em Games & Apps Development da Universidade Europeia, “_O Games for Good” é o evento ideal para mostrar como os jogos e a ludificação podem ter um impacto positivo na sociedade. O Games for Good permitirá que todos os interessados em jogos e ludificação, de estudantes a profissionais da área, de game artists a game developers, contribuam com o seu esforço e criatividade para resolver desafios reais, lançados por entidades com intervenção social”.

A licenciatura em Games & Apps Development da Universidade Europeia é totalmente lecionada em inglês e prevê um semestre de mobilidade internacional obrigatório, durante o qual os estudantes podem frequentar a prestigiada Media Design School da Nova Zelândia, escola da rede Laureate International Universities. No âmbito deste programa, a Universidade Europeia tem realizado numerosas palestras, mostras de projetos e _workshops, tendo participado na organização da Global Game Jam que, em Lisboa, entre outros locais, se realizou no seu Campus de Santos.

Estudantes do IADE Criam Jogos de Tabuleiro Inovadores no Desafio Criativo IADE'24
11 novembro 2024
Ler mais
IADE: A criatividade no ADN
5 novembro 2024
Ler mais

Share