WonderCover – o acessório que torna o seu tablet num jogo de tabuleiro
Nuno César Vieira, formado em Design [http://www.iade.europeia.pt/cursos/licenciaturas/licenciaturas/design] de Comunicação pelo IADE, fundou a Magnética Apps & Crafts, startup portuguesa que desenvolveu um acessório que transforma o tablet num tabuleiro de jogo, escondendo os “trunfos” de cada jogador. Disponível na Amazon.
Citando Daniel Almeida in Marketeer
Quando vai de férias, é mais provável que leve consigo o tablet do que um baralho de cartas. Mas, se quiser organizar uma jogatina em grupo, o tablet de pouco lhe serve. A startup portuguesa Magnética encontrou uma solução: um conjunto de escudos de plástico, os WonderCover, que permitem juntar até quatro pessoas à volta do tablet.
Os WonderConver são compatíveis com tablets acima de sete polegadas e estão disponíveis em diferentes cores e em packs de dois ou quatro. Podem ser usados para jogar cinco jogos de cartas tradicionais, que foram reinventados para o tablet pela Magnética e estão disponíveis numa única aplicação gratuita para iOs, Android e Windows. A empresa desenvolveu ainda uma app dedicada ao jogo do peixinho (GoFrog) e um jogo de quiz em parceria com a Science4You (Caça a Traça).
A ideia de criar a WonderCover nasceu há mais de três anos, quando Nuno César Vieira, fundador da Magnética Apps & Crafts, estava de férias em família. «Num serão, houve a ideia de jogarmos um jogo todos, mas não tínhamos levado baralho de cartas ou jogos de tabuleiro… e tínhamos um tablet connosco», recorda. Formado em Design de Comunicação pelo IADE, Nuno começou a pensar numa solução que permitisse «jogar às cartas, dominó ou outro jogo de mesa, em grupo, no tablet». Em fevereiro de 2015, funda a Magnética Apps & Crafts e os primeiros escudos WonderCover são apresentados em Setembro de 2016. Ainda antes do final do ano, e após um processo de candidatura online, a WonderCover seria uma das duas marcas portuguesas de brinquedos (mais a Magikbee) a integrar o Amazon Launchpad, programa que visa apoiar produtos de startups que a tencológica considera serem as mais inovadoras. Além do apoio em áreas como o marketing, os escudos da WonderCover estarão em breve, à venda das lojas Amazon dos EUA, Reino Unido, França, Alemanha e China. «É uma grande oportunidade pela exposição e reconhecimento que proporciona, mas também pelos recursos que serão colocados à nossa disposição e que só seriam possíveis através de um investimento demasiado alto para esta fase», frisa Nuno César Vieira.
A Magnética está ainda a negociar com distribuidoras internacionais a expansão para outros mercados europeus e o continente americano, ainda este ano. No mercado português, os gaming shields podem ser encontrados n Media Markt, nas lojas Worten (zona de Lisboa) na Fnac do Centro do Colombo e em alguns retalhistas e Leiria.
Ao nível de produto, a Magnética tem também novidades na calha para este ano, nomeadamente uma versão dos escudos, que funcionará como capa para tablets, e um novo jogo de dominó, que permitirá à empresa «aproximar gerações através de produtos tecnológicos que faça sentido», conclui o fundador.