XXI Jornadas da Comunicação
No passado dia 17 de abril de 2018, decorreram na Universidade do Minho as XXI Jornadas da Comunicação que contaram com a participação de estudantes de diversas áreas da comunicação (ciências da comunicação, design, marketing) de universidades de várias regiões do país.
O evento teve início com uma atuação da Tun’ao Minho, tendo-se seguido diferentes workshops: “Construção de um currículo implacável”, “Jornalismo de dados”, “Fotografia de estúdio” e “Criação de conteúdos”. Da parte da tarde, ocorreram apresentações das entidades participantes. Cada uma estava encarregue de representar a sua instituição, curso e projeto (s) curriculares desenvolvidos ao longo do ano letivo.
O IADE-Universidade Europeia apresentou as Instituições pertencentes ao grupo Laureate, os seus valores e métodos de ensino, bem como o projeto da Fábrica. Este projeto decorre desde o início deste ano letivo e começou por ser desenvolvido por uma equipa de docentes à qual, mais tarde, também se juntaram alunos que ajudaram na concretização desta iniciativa.
No dia seguinte, 18 de abril, deu-se da parte da manhã um “speed-dating” que contou com a participação de ex-alunos da Universidade do Minho da área da comunicação. Em 10 minutos, tinham como objetivo explicar o seu percurso académico e profissional, bem como responder a eventuais dúvidas dos estudantes presentes.
Posteriormente, decorreram dois painéis onde se contou com a presença de profissionais da área da comunicação (Jornalismo; Marketing; Marketing digital; Locução; Gestão de Comunicação; Ciências da cultura; Gestão de plataformas digitais, produção de conteúdos, marketing e relações públicas; Cinema; Argumentação televisiva). Os convidados aceitaram o desafio de se deslocar até à Universidade do Minho e expuseram um pouco do seu percurso académico e aquilo em que consiste a sua profissão.
Notícia escrita pelas alunas do 2º ano de Ciências da Comunicação: Lúcia Soares e Catarina Boal .