Pós-Graduação Online em Comunicação de Marketing 5.0

O sufixo 5.0 traduz a necessidade de trabalhar novas ferramentas, em novos ambientes, no sentido de atingir eficazmente novos mercados e novos públicos.

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ApresentaçãoDestinatáriosParceirosPlano de estudosCorpo docenteSaídas profissionaisMetodologia OnlineAdmissões

Pós-Graduação em Comunicação de Marketing 5.0 - Online

A comunicação digital é uma condição fundamental para o sucesso de qualquer marca. O sufixo 5.0 traduz a necessidade de trabalhar novas ferramentas, em novos ambientes, no sentido de atingir eficazmente novos mercados e novos públicos.

Através de uma abordagem primordialmente prática, baseada na resolução de problemas em contexto real, os estudantes terão a oportunidade de responder a um briefing real de uma empresa.

Assim, a Pós-Graduação 100% Online em Marketing de Comunicação 5.0 foi concebida para qualquer profissional ligado à área da comunicação e/ou marketing, que queira ter um primeiro contacto com as novas tendências em ambientes digitais ou qualquer profissional que pela natureza da sua função tenha necessidade de analisar dados e métricas e desenvolver estratégias ligadas aos novos ambientes comunicacionais.

InícioOutubro 2025
ECTS18
Duração9 meses
HorárioPós-Laboral | 1 vez por semana

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Portugal
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Porquê escolher a Pós-Graduação Online em Comunicação de Marketing 5.0?

Aprendizagem de técnicas diferenciadoras

Possibilidade de aprender técnicas inovadores e disruptivas na comunicação de marcas numa era 5.0. Irás ter um primeiro contacto com as novas tendências em ambientes digitais e aprender a visualizar e analisar métricas, para desenvolver estratégias ligadas aos novos ambientes comunicacionais.

Possibilidade de construção de portefólio

Possibilidade de criação de portefólio com apresentação em formato Pitch a profissionais e empresas selecionadas, possibilitando aos estudantes o desenvolvimento e posicionamento do seu trabalho.

Corpo docente especializado

Corpo docente composto por um conjunto de especialistas com posições de destaque no mercado, desde branding, Consumer experience, new media, Storytelling, new Tech e análise de dados.

Networking

Possibilidade de networking exclusivo com profissionais de várias empresas da área do Marketing e da Comunicação.

Fexibilidade

Aulas 100% Online, com a gravação das mesmas sempre disponível, permitindo a articulação com a vida pessoal, académica e profissional.

Gestor académico

Terá o apoio de um Gestor Académico que o acompanhará desde o primeiro dia, facilitando a sua aprendizagem e permitindo encontrar soluções para as dificuldades que possa sentir.

Destinatários

  • Especialistas e gestores de nível médio e superior, das áreas funcionais ligadas ao marketing e à comunicação;
  • Profissionais das áreas de gestão, economia, marketing, design e multimédia (digital, som, imagem e fotografia);
  • Profissionais das áreas de comunicação social, jornalismo e outras ciências sociais;
  • Profissionais de empresas que, não possuindo formação específica assumem funções com atuação nas áreas de marketing;
  • Profissionais ou estudantes recém-licenciados que pretendam aprofundar os seus conhecimentos e, simultaneamente, realizar um portefólio com elementos diferenciadores e auditados pelo mercado;
  • Empresários, empreendedores e gestores em geral;
  • Gestores de Marketing, de Marca e/ou de Comunicação;
  • Estrategas, Designers e Accounts de agências de comunicação.

Parceiros

Terás oportunidade de responder a um briefing real de uma marca parceira. Os nossos estudantes já tiveram a oportunidade de trabalhar com marcas como o Grupo Segurador SMA- Vitoria Seguros.

Nesta edição contamos com a parceria da Sonae Arauco para caso de estudo.

Plano do estudos

Consulta a estrutura do plano curricular

Módulo I: Branding e Comunicação Estratégica
Módulo II: Experiência do Consumidor e Omnicanal
Módulo III: Novos ambientes comunicacionais
Módulo IV: Empatia digital aplicada ao marketing
Módulo V: Storytelling e conteúdos criativos
Módulo VI: Métricas e análise de dados
Módulo VII: Tecnologias emergentes
UNIDADES CURRICULARESDOCENTE
Marcas e gestão de marcasSérgio Vinhas da Silva
Desenvolver uma estratégia de marcaSérgio Vinhas da Silva
Projetar e implementar programas de marketing de marcaSérgio Vinhas da Silva
Medir e interpretar o desempenho da marcaSérgio Vinhas da Silva
Crescer e sustentar o valor da marcaSérgio Vinhas da Silva
UNIDADES CURRICULARESDOCENTE
Consumidor 5.0 - O consumidor e o digitalJoão Campos
Introdução à Jornada do ConsumidorJoão Campos
Segmentação, Buyer Personas e Experiência do ConsumidorJoão Campos
Experiência de Marca e a Jornada do ConsumidorJoão Campos
Comportamento do Consumidor (do tradicional ao digital)João Campos
Comportamento do Consumidor e a Jornada do ConsumidorJoão Campos
Do Single ao omnichannelSofia Alçada
O que é Omnichannel, porque é importante e quais as suas característicasSofia Alçada
O Omnichannel e a experiência do consumidorSofia Alçada
Como transformar o negócio - Estratégias de OmnichannelSofia Alçada
Tendências do OmnichannelSofia Alçada
UNIDADES CURRICULARESDOCENTE
Ambiente e espaços de comunicaçãoAbílio Diz
Economia da experiência & RSE e sustentabilidadeAbílio Diz
Comunicação de guerrilhaAbílio Diz
Novos ambientes de comunicaçãoAbílio Diz
UNIDADES CURRICULARESDOCENTE
O que é a empatia digital? Conceitos e abordagens Hélder Ferreira
Abordagens focadas nas pessoas: Human Centred DesignHélder Ferreira
As pessoas para além da tecnologia: A transição digital mais humanaHélder Ferreira
Desenho de experiências para as pessoas: metodologia e exemplosHélder Ferreira
UNIDADES CURRICULARESDOCENTE
Storytelling vs Content MarketingAnna Boechat
O poder do storytelling - Onde e como procurar ideias para estóriasAnna Boechat
Brand stories – as melhores práticasAnna Boechat
A estrutura de uma estória – Qual é?Anna Boechat
Processo de Design no Storytelling – os 4 passos para um processo sistemático e design de campanhasAnna Boechat
Transmedia Storytelling – experiência integrada e respetivas extensõesAnna Boechat
UNIDADES CURRICULARESDOCENTE
Introdução ao Web AnalyticsGonçalo Viegas
Principais métricas em Marketing DigitalGonçalo Viegas
Web Analytics frameworkGonçalo Viegas
Sistemas de diagnóstico e avaliaçãoGonçalo Viegas
Ferramentas de Web analyticsGonçalo Viegas
ReportingGonçalo Viegas
UNIDADES CURRICULARESDOCENTE
O Contexto Digital: Evolução Digital, 3ª e 4ª plataforma e Aceleradores DigitaisAnatólio Nobre
O que é transformação digital: introdução e avaliação da maturidade digitalAnatólio Nobre
Inovação por meio de novas tecnologiasAnatólio Nobre
Como a tecnologia pode melhorar o Marketing I: Intro. Martech & AdtechAnatólio Nobre
Como a tecnologia pode melhorar o Marketing II: Big Data para Small DataAnatólio Nobre
Como a tecnologia pode melhorar o Marketing III: como aproveitar a tecnologia emergente no marketingAnatólio Nobre

Corpo Docente

Conhece o coordenador, Sérgio Vinhas da Silva e o restante corpo docente:
Sergio Vinhas
Sérgio Vinhas da Silva
Abílio Diz
Hélder Ferreira
João Campos
João Campos
Sofia Alçada
Anatólio Nobre
Gonçalo Viegas

Saídas profissionais

Corporate Communication Manager
Social Media Manager
Business Inteligence Analyst
Community Manager
Head of Audience Insights
Marketing Manager
UX Writer
Social Listening Analyst

Metodologia Online

Flexibilidade

Aulas 100% Online em direto que ficarão gravadas e sempre disponíveis para que possas assistir quando e onde quiseres.

Para ti

Contarás com o apoio dos nossos professores especializados que te irão ajudar na tua aprendizagem, bem como um gestor académico que te irá acompanhar e orientar durante o teu percurso académico.

Aprendizagem experiencial

Realização de projetos aplicados com casos de estudo reais e ambientes simulados, para que possas liderar os desafios da tua profissão.

Admissões

Os candidatos interessados em ingressar no IADE poderão formalizar a sua candidatura ao longo de todo o ano, presencialmente ou via candidatura online.

O processo de candidatura está sujeito às vagas existentes e à adequação do perfil do candidato ao ciclo de estudos de interesse.

Para dar início ao processo de admissão, o candidato deverá seguir estes 3 passos:

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